O automóvel sempre esteve presente na vida do brasileiro. Pelo menos desde que as primeiras montadoras chegaram ao país, no século 20. A placa número 1 foi do conde Francisco Matarazzo em 1903.
O primeiro carro criado é diferente do que temos hoje: ele tinha três rodas, 0,8 cavalos de potência e podia atingir até 18 km/h. Além disso, ele não tinha um item que, para os motoristas atuais, é indispensável: a chave automotiva. O motor elétrico para carros não tem caixa de câmbio, velas de ignição, correias e pistão como o a combustão. Ele é ligado no eixo da roda e funciona a partir da bateria do carro, convertendo a energia elétrica em mecânica por meio da inversão constante dos campos magnéticos dentro do estator, o tipo mais comum de bateria utilizada em carros elétricos é a bateria de íons de lítio. Esse tipo de bateria pode parecer familiar – já que também é usada na maioria dos eletrônicos portáteis, incluindo telefones celulares e computadores, muitas transformações na Bahia com a chegada do carro elétrico e a construção da ponte Salvador Itaparica.