Na manhã deste sábado (08), um motorista teria perdido o controle após passar por um quebra-molas em frente ao campus X da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), na avenida Kaikan, em Teixeira de Freitas. Com o acidente, o veículo capotou, ficando no meio da pista.
Populares acionaram a Polícia Militar, que registrou a ocorrência na Delegacia. O Corpo de Bombeiros e o Samu não chegaram a ir ao local.
Apesar do susto, o condutor do carro, ainda não identificado, não chegou a ficar preso e não teve ferimentos.
Bom pode ser que foi imprudência do conduto mais os quebramolas de Teixeira são todos fora de regulação
1. LOMBADAS
Trata-se de um dispositivo originariamente desenvolvido pelo TRRL da Inglaterra,
tornando-se em equipamento redutor de velocidade mais utilizado no Brasil, devido à
eficiência com que o mesmo alcança seu objetivo.
As lombadas são regulamentadas através da Resolução 567/80 do CONTRAN que
prevê a existência de dois tipos de lombadas:
– Tipo I com secção medindo entre 0,80 m e 1,50 m
0,08 a 0,10 m
0,80 1,50 m
– Tipo II com secção medindo entre 2,60 m e 3,70 m
0,10 m
3,70 m
Essa Resolução é bastante rigorosa em relação aos locais em que seria possível a
implantação de lombadas.
São exigidos, entre outros, os seguintes requisitos para uma via receber esse tipo de
obstáculo:
– ser via local, ou secundária próxima a escolas
– ter declividade inferior a 4,5%
– ausência de curvas ou interferências visuais que impossibilitem
visibilidade
– volumes inferiores ou próximos a 600 veículos/hora
– não ser itinerário de veículos comerciais
– não ser rodovia
Apesar de existir uma Resolução definindo as condições em que se deve implantar
uma lombada, elas têm sido implantadas indiscriminadamente tanto em locais
indevidos quanto fora dos padrões definidos, porém, de uma forma ou de outra, vem
cumprindo com o seu objetivo que é redução de velocidade.
Deve haver uma eficiente sinalização de advertência e
iluminação adequada (dois aspectos normalmente não
atendidos pelos órgãos responsáveis).