Carnaval: Serra Grande alia segurança e o turismo à folia local

Bandas de peso e frutos da terra fizeram do carnaval de Serra Grande uma perfeita salada musical

Serra Grande se despediu do Carnaval 2012 com gostinho de quero mais. O Serra Folia ficará marcado como o carnaval da alegria e de paz, de acordo com os foliões. “A prefeitura deu um show de organização nessa festa”, disse a turista de São Paulo Roseni Marques. O prefeito Moacyr Leite Junior abriu oficialmente a festa com o Bloco Criança Folia na tarde de sábado, 18.

Bandas de renome como Lordão, O Som do Povo, Picap de Luxo, Tribaleira, Mente Livre, Kebraê, Moreno do Capricho passaram pelo palco principal sacudindo turistas e nativos. Segundo o organizador José Alves, é a primeira vez que a população de Serra Grande recebe a banda do vocalista Kokó. “Lordão e o Som do Povo estão estreiando em grande estilo em Serra”, disse Alves.

“Estou impressionada com a quantidade de bandas boas”, disse a bióloga Taise Farias. Ela ainda destacou a excelente ideia de oferecer transporte gratuito para a população ir à praia. “Que bom, gostei da iniciativa. Está de parabéns”, completou. Isso ocorreu da necessidade devido à grande serra que distancia a vila alta da orla.

De acordo com a Polícia Militar, cerca de 4mil pessoas trafegaram por noite pelo circuito. Para o Capitão Edimon Cesar Soares, nenhuma confusão foi detectada e nenhuma ocorrência foi registrada. “Carnaval de paz e de máxima segurança”, disse o capitão, que trabalhou com um efetivo de 13 PMs por dia. O grande fluxo de pessoas movimentou emprego e renda durante o período momesco. “Vendi todos os meus salgados nesses dias”, disse a barraqueira, Janete Silva. “Todas as vagas foram preenchidas”, disse Ernesto Esggoba, proprietário de pousada.

Blocos

Todo carnaval que se preze tem que ter blocos. O Serra Folia contou com o colorido de diversos blocos. No domingo, 19, o trio Gladiador com o cantor Moreno do Capricho puxou Frenéticas que se encontrou com o irreverente bloco das Piranhas num clima de muita diversão e alegria. Na segunda-feira, 20 o bloco da Neuza saiu na avenida pela manhã ao som da Fanfarra de Itacaré. Logo mais a tarde foi à vez da banda Kipankada puxar o bloco Kitesão. Na terça-feira, 21, último dia foi o encontro de blocos pela praia que saiu do Pé de Serra até o Sargi levando centenas de folião. “Sucesso essa idéia do arrastão na praia”, disse a estudante Caroline Barreto.

Prata da Casa

O Serra Folia 2012 deu um show de valorização dos talentos da casa. Para a prefeitura, os frutos da terra são como a alegria, tem que estar presente no calendário festivo de Uruçuca. Bandas como Estação 39, Serra Elétrica, Kipankada, TDB, Kirimurê, Esquema Harmônico e Banda de Deco deram seu recado fazendo a festa para todos os ritmos e gostos. “Amei a diversificação cultural nos dias de folia”, disse a professora Sara Fernandes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui