Carnaval de Porto Seguro brilha, apesar das chuvas

Carnaval de Porto Seguro brilha, apesar das chuvas
Foto: João Cordeiro
Quem chegasse à Passarela do Descobrimento em Porto Seguro, nesta quinta-feira chuvosa de Carnaval Prolongado, não poderia imaginar que em algum momento o Circuito do Carnaval estaria completamente lotado. Foi o que aconteceu quando o Trio da Huana passou pelo trecho principal da avenida, arrastando milhares de foliões, que pareciam ainda não ter se deixando vencer pelo cansaço do sexto dia de festa. A noite começou tímida, com a chuva que insistia em cair, mas na hora da atração principal, São Pedro resolver dar uma trégua e mais uma vez o Carnaval de Porto Seguro brilhou e vai se consolidando como uma das principais festas do calendário de eventos.

Uma das autoridades presentes ao camarote da Prefeitura, e que também demonstrou a sua satisfação com a tranqüilidade como a festa está transcorrendo em Porto Seguro, foi o coronel Dalton Barbosa, que já atuou muitos anos na cidade e atualmente é o comandante geral do Corpo de Bombeiros na Bahia. “Gostei do policiamento no circuito e da organização do camarote, tudo muito agradável para os foliões”, disse o coronel, depois passar os primeiros dias de Carnaval em Salvador. Para ele, a segurança realmente merece elogios e a chuva acabou esfriando os ânimos dos mal intencionados. “Apesar de receber mais gente este ano, a festa tem sido mais tranqüila que as anteriores”, salienta.

A limpeza também tem sido mais um aspecto positivo deste Carnaval. Sob o comando do superintendente de Limpeza Pública, Luciano de Jesus, a limpeza pesada no circuito começa às 4 horas da madrugada, antes dos foliões irem embora. Durante toda a festa os garis trabalham recolhendo os detritos entre os foliões. Por volta das 5h30min, um pelotão formado por 60 garis já está varrendo e juntando todo o lixo acumulado na Passarela, Getúlio Vargas e redondezas. Junto com as primeiras luzes do dia, chegam as águas de mangueiras gigantes para lavar todo o Circuito do Carnaval e preparar a Passarela para mais um dia tranqüilo e mais uma noite de festa.

Aumento de 20% no aeroporto

Apesar de acontecer no mês de março, ao contrário de anos anteriores, o movimento de turistas na cidade para o Carnaval continua intenso. No aeroporto, um dos principais portões de acesso a Porto Seguro, os turistas continuaram a chegar a semana inteira, confirmando as estatísticas de aumento no número de visitantes este ano. De acordo com o gerente da Sinart, Marcos Correia, para este ano estão previstas cerca de 250 operações de pouso e decolagem na semana do Carnaval – de 5 a 11 de março.

A maioria dos visitantes chegou e se prepara para o retorno a São Paulo, seguida dos de Minas Gerais, Brasília e Salvador. Dois voos charters de Córdoba e Buenos Aires aterrissaram trazendo os argentinos para o Carnaval de Porto Seguro. De acordo com as estatísticas do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea – CGNA, espera-se um aumento de cerca de 20% no volume das operações, em relação ao mesmo período do ano passado. Outra grande leva de turistas escolheu os carros e ônibus para curtir a festa ou um merecido descanso na cidade.

Muitos turistas e moradores deverão aproveitar para curtir o último dia de festa na Passarela nessa sexta-feira, com atrações como Netinho e É O Tchan!

Fonte: Hilda Rodrigues/Ascom da Prefeitura de Porto Seguro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui