Carnaval atrai cerca de 700 mil turistas à Bahia; movimentação é 30% maior que ano passado

O público é jovem; mais da metade dos turistas atendidos por guias da Bahiatursa tinha entre 26 e 39 anos

Durante o Carnaval, a Bahia atraiu cerca de 700 mil turistas. A maior parte dos visitantes, cerca de 520 mil entre brasileiros e estrangeiros, aproveitaram a folia na capital baiana. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (18), durante coletiva de imprensa do Governo do Estado para divulgação dos dados do folia.

Uma pesquisa gerada pelos guias e monitores da Bahiatursa registra o perfil do turista que veio para o Carnaval. Mais de 94 mil brasileiros buscaram informações junto aos profissionais do programa Guias e Monitores. Os baianos ocupam a primeira colocação (43,4%), seguidos pelos paulistas (15,45%), cariocas (6,45%), mineiros (3,97%) e pernambucanos (2,59%), entre outros.

Entre os estrangeiros, os argentinos foram os mais atendidos – mais de 3,5 mil registros de visitantes dessa nacionalidade. Outras nacionalidades também tiveram posições de destaque. A pesquisa dá destaque aos norte-americanos (1.950 atendimentos), espanhóis (1.758) e chilenos (1.433).

Nos seis dias de Carnaval, os registros em português foram a maioria – mais de 96 mil (87,4%). Demandas em espanhol representam o equivalente a 5,9% e inglês, 5,36%.

O público é jovem. Mais da metade dos turistas tinha entre 26 e 39 anos e mais 25% dos atendidos estava na faixa etária de 18 a 25. Já na divisão por sexo, o atendimento dos guias e monitores foi quase igual. A estatística aponta que 49,17% dos visitantes eram mulheres, enquanto os homens representam 50,82% dos pedidos de informação no Carnaval. Localização (30,41%) e programação do Carnaval (27,49%) foram as informações mais solicitadas aos guias e monitores.

Aeroporto

A estimativa divulgada pela Infraero para a chegada de passageiros no Aeroporto Internacional Luis Eduardo Magalhães, em Salvador, foi de 35 mil pessoas por dia, da quinta (12) até a próxima segunda-feira (23) – primeiro dia útil após o Carnaval. O período soma 420 mil pessoas passando pela capital baiana vindos somente por transporte aéreo. O movimento diário é 30% maior que em períodos normais.

Movimentação financeira

A presença de cerca de 700 mil turistas na Bahia durante o Carnaval e a movimentação financeira na capital e no interior impulsionaram significativamente a economia no estado este ano. A movimentação financeira deve chegar a R$ 1 bilhão, sendo R$ 750 milhões somente em Salvador. Em 2015, o movimento de turistas é 30% maior que no ano passado, de acordo com estimativa da Setur.

A movimentação turística que fortalece a indústria do Carnaval gerou cerca de 200 mil empregos diretos e indiretos em setores que elevam os níveis de profissionalismo para atender aos visitantes. A taxa de ocupação dos hotéis chegou a 95% nos estabelecimentos localizados nos três circuitos da festa (Dodô, Osmar e Batatinha) e 80% nos que ficam fora dos espaços da folia. Nos municípios do litoral norte, ocupação está em torno de 95% e, em Porto Seguro, no sul da Bahia, de 90%.

 

Fonte: Correio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui