A Prefeitura de Caravelas, através de sua Secretaria de Educação, apoiou a vinda de um grupo de 40 crianças e professores da rede pública de ensino do distrito de Juerana, interior do município, que participaram das comemorações do 30° aniversário do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, que aconteceu ao longo da última semana de abril, no seu Centro de Visitantes, localizado na Praia do Kitongo, em Caravelas.
Além de interagir com a réplica em tamanho natural de uma baleia Jubarte e criar arte em tecido numa oficina de pintura, oferecida pela ONG Patrulha Ambiental, o grupo assistiu a uma peça “O Menino do Dedo Verde”, encenada pelo Grupo de Teatro Bando da Lua, formado por crianças da Comunidade da Barra de Caravelas.
Também participaram de jogos educativos sobre o Parque de Abrolhos e seus atrativos naturais e fizeram uma caminhada pela Trilha do Marobá. Área bastante frequentada pela comunidade local, esta trilha possui cerca de 1 km de extensão e proporciona o contato com dois dos ecossistemas integrantes do Complexo dos Abrolhos: a restinga e o mangue. Também foi possível ver ossos de baleia Jubarte em exposição e enterrados na praia, além de grande quantidade de árvores nativas.
Educação Ambiental
O Centro de Visitantes do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos foi inaugurado em maio de 2004. A visitação e o uso das instalações são totalmente gratuitos e o Centro conta com monitores para receber e acompanhar os grupos.
Fonte: Teixeira News, com informações de Osmar Guarnelles