Caravelas realizou mutirão noturno em Juerana

Caravelas realizou mutirão noturno em Juerana
Caravelas realizou mutirão noturno em Juerana. Fotos Ascom

A ação ocorreu na noite de quarta-feira, dia 28, na Unidade Básica de Saúde Oscarlina Assis de Oliveira, em Juerana, distrito do município de Caravelas.

A grande maioria dos homens, moradores de Juerana, trabalham durante o dia, o que dificulta o acesso deles à unidade de saúde. A solução, segundo a Secretária Municipal de Saúde, Ananda Medeiros, “foi adequar o horário de trabalho das equipes – entre às 18 e 22 horas – medida necessária para garantir o atendimento dos pacientes alvo do mutirão”, afirmou.
Caravelas realizou mutirão noturno em Juerana
O mutirão de serviços ofereceu consultas com médico, testes rápidos de doenças transmissíveis (AIDS, sífilis e hepatite) e PSA (Antígeno Prostático Específico), exame de sangue realizado em laboratório para diagnosticar alterações na próstata).
Homens com idade acima dos 40 anos são o público alvo dos mutirões de exames e consultas médicas, realizados dentro da programação do Novembro Azul, campanha mundial de prevenção ao câncer de próstata, uma das maiores causas de morte entre os homens.
Caravelas realizou mutirão noturno em Juerana

De acordo com Samira de Oliveira (Coordenadora da Atenção Básica de Caravelas), “foram distribuídas 200 senhas para atendimento dos exames de PSA no município, além das triagens nas unidades de saúde e o encaminhamento dos casos suspeitos ao sistema de regulação de saúde”, esclareceu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui