Caravelas realizou em fevereiro mais de 3 mil atendimentos em mutirão de especialidades médicas

Caravelas realizou em fevereiro mais de 3 mil atendimentos em mutirão de especialidades médicas
Caravelas realizou em fevereiro mais de 3 mil atendimentos em mutirão de especialidades médicas. Foto: Ascom

Foram realizadas 1.000 ultrassonografias, 800 coletas laboratoriais (incluindo exames hormonais), 500 consultas em ginecologia, 500 consultas em cardiologia, 500 eletrocardiogramas e 200 consultas pediátricas.

O total foi de 3500 atendimentos em serviços médicos, oferecidos à população caravelense, atendida na rede pública municipal de saúde. Essa é mais uma ação realizada com recursos obtidos através de emenda parlamentar do Deputado Federal Cláudio Cajado
Com uma população com pouco mais de 20 mil habitantes, esse número impressiona, principalmente, porque foram atendimentos realizados nos Postos de Saúde da Família, apenas durante o mês de fevereiro.
Além da quantidade recorde de atendimento, chama atenção a diversidade de procedimentos médicos e consultas oferecidas e, é claro, também pela estratégia adotada, através de mutirões, o que possibilita atender um grande número de pessoas, democratizando e facilitando o acesso à serviços públicos.
Não à toa, de janeiro à dezembro de 2021, o Previne Brasil (programa do Ministério da Saúde) avaliou a qualidade dos serviços da atenção básica de saúde de Caravelas como os melhores do extremo sul da Bahia, posição que o município está trabalhando para manter e continuar como referência na região, com índices nunca antes alcançados.
Para Marina Ramalho, Secretária de Saúde, “não é fácil manter uma grande estrutura dessa em saúde, com equipes completas em todas as unidades, modernos equipamentos e a realização de todos os procedimentos necessários para garantir a saúde da população”, disse.

De acordo com o prefeito de Caravelas, “apesar do impacto financeiro, ações como essa acabam sendo um grande investimento, porque a prevenção de saúde reflete em menos pessoas doentes, em menos internações, em menos procedimentos de alta complexidade e em muito mais gente saudável e de boa com a vida”, argumentou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui