Caravelas: Programa de austeridade foi positivo

Caravelas: Programa de austeridade foi positivoAs medidas de ordem administrativas implantadas pelo prefeito Almir Melo na Prefeitura de Canavieiras, em 2013, foram consideradas positivas para a organização das finanças públicas. Essa análise foi feita durante reunião do secretariado municipal sobre o primeiro ano da Administração Municipal do Governo da Reconstrução.

A implantação do programa de austeridade foi importante para adequar as despesas com o ingresso de recursos, num orçamento que não atendia as necessidades dos serviços prestados pela máquina administrativa. Com isso, foram restabelecidos diversos programas municipais, apesar da queda de receita causada pela crise mundial e a queda da receita decorrente do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Entre os vários avanços conseguidos pelo Governo da Reconstrução, os secretários foram unânimes em ressaltar a organização administrativa, a exemplo das áreas de Recursos Humanos, além da evolução na logística de compras e licitações. A Saúde e a Educação – consideradas duas das prioridades eleitas pelo prefeito Almir Melo –, são dois segmentos complexos que passaram por grandes transformações.

As mudanças na área da Saúde podem ser mensuradas através da qualidade dos serviços prestados à população, após a reestruturação do Hospital Municipal Régis Pacheco e das unidades de saúde. Hoje o hospital realiza rotineiramente diversos tipos de cirurgias, os postos de atendimento da atenção básica funcionam ininterruptamente, na sede e no interior.

Na Educação foram implementadas mudanças essenciais, priorizando o mérito e as atividades pedagógicas, além de reformas nos estabelecimentos de ensino. Um dos avanços nesta importante área da administração é a construção de salas de aula no interior, a exemplo de Pimenteiras e Poxim, para a implantação do Ensino Fundamental II nessas duas comunidades e uma escola nas Balsas, resgatando o direito à cidadania.

A organização da Fazenda Pública também foi ressaltada como essencial, no sentido de dotar o Município das condições legais para a celebração de convênios junto aos entes federativos – União e Estado –, retirando todas as 14 restrições existentes. A reestruturação do setor tributário também foi considerada vital para o ingresso de receitas, a exemplo da lei 993-13, que instituiu o Programa de Incentivo à Regularização Fiscal dos Contribuintes.

Outra atividade em plena expansão em Canavieiras é o turismo, alavancado com a reintrodução do calendário de eventos festivos, como o Festival Nacional do Caranguejo, formatação de novos produtos turísticos e manutenção de contatos com agência de viagens e operadoras de turismo. Paralelo a isso, as tradições culturais de Canavieiras estão sendo retomadas, a exemplos dos cursos de capacitação, cortejos poéticos, dentre outros eventos.

A organização da cidade merece destaque e diversos projetos foram elaborados e aprovados pela União. Dentre eles, o Projeto Orla, que compreende a urbanização de dois quilômetros da avenida Tucunaré um quilômetro da avenida Beira-mar, que ganhará pavimentação, projeto paisagístico, iluminação a LED e equipamentos urbanos importantes, como pérgolas, academias ao ar livre, playground com parque infantil, passeios e ciclovias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui