Caravelas: Governo realiza palestra sobre o programa Saúde Sem Fronteiras

O Governo da Bahia em parceria com a Prefeitura de Caravelas, através da Secretaria de Municipal de Saúde, realizou uma palestra na manhã de hoje (28), sobre o programa Saúde Sem Fronteiras da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), na Câmara de vereadores local. A iniciativa reúne os serviços de rastreamento do câncer de mama (mamografia).

O lançamento oficial do programa será no dia 2 de outubro, em Porto Seguro, como parte da programação do Outubro Rosa, mês de atenção especial para as mulheres.

Com investimento anual de até R$ 40 milhões, os serviços foram integrados e ganharam atenção redobrada, com mais veículos e atividades indo aos quatro cantos do estado. Além dos serviços realizados em unidades fixas, o programa Saúde Sem Fronteiras foi ampliado e agora possui 16 veículos, com perspectiva de crescimento. Com isso, a Sesab pretende levar, cada vez mais, serviços considerados de difícil acesso para a população.

Ficou estabelecido que de 15 a 24 de fevereiro de 2016, o Programa Saúde Sem Fronteiras vai ofertar para mulheres de 50 a 69 anos de Caravelas um total 1.225 exames. O Governo da Bahia estará enviando uma carreta com vários consultórios e uma equipe de 11 profissionais entre médicos enfermeiros e pessoal de apoio. Será montada na Praça Teófilo Otoni uma estrutura com cobertura e assentos, para recepcionar ás mulheres cadastradas por cada Unidade de Saúde.

O Secretário de Saúde Manoel Messias acredita que a estratégia de diagnóstico precoce contribui para a redução do estágio de apresentação do câncer, conhecida como down-staging. “Nesta estratégia, destaca-se a importância da educação da mulher e dos profissionais de saúde para o reconhecimento dos sinais e sintomas do câncer de mama, bem como do acesso rápido e facilitado aos serviços de saúde”.

Messias ainda ressalta que a atual administração vem dando uma atenção especial na área da Saúde, com a municipalização do Hospital Municipal, a modernização das Unidades de Saúde, além de palestras e capacitação dos profissionais da Saúde do Município.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui