O pré-candidato ao governo do Estado pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Jerônimo Rodrigues, visitou o Extremo Sul neste fim de semana cumprindo agenda pelas cidades de Teixeira de Freitas e Eunápolis.
Ele veio acompanhado pelos pré-candidatos Geraldo Jr. (MDB), a vice-governador, e Otto Alencar (PSD), a senador. O grupo conta com o apoio do governador Rui Costa e do senador Jacques Wagner.
A agenda faz parte do projeto Caravana Mais Bahia, do Programa de Governo Participativo (PGP 2022) do Extremo Sul, idealizado para ouvir e inserir propostas populares junto ao plano de governo.
Em Teixeira de Freitas, a agenda teve início na sexta-feira (10), quando aconteceu a Plenária da Educação no Espaço Festa, na Rua Luiz Calmo. No encontro, foram discutidas as demandas da população do Extremo Sul, na área educacional, por professores, estudantes e pela população de um modo geral.
Já no sábado (11), aconteceu o encontro do Programa de Governo Participativo (PGP), no Central Mix, a fim de dialogar com a população e lideranças políticas.
Segundo Jerônimo, até julho a Caravana roda a Bahia ouvindo a população e levando propostas. “Afinal de contas, nós temos as opiniões e governamos a Bahia há quase 16 anos e sabemos muito bem o que a Bahia precisa.”
“No final de agosto, a gente sistematiza esse documento do Programa de Governo e realizar as convenções. São oito partidos aliados e homologar o nosso nome para concorrer de fato, aí começa a campanha. Na campanha, vamos voltar fazer as carreatas, os comícios que a gente conhece da política. Nós estamos tendo tempo de escutar e esse tempo é muito sério para a gente”, disse Jerônimo.
O pré-candidato a vice-governador Geraldo Jr. disse que Jerônimo foi muito feliz ao sinalizar as expectativas durante a pré-campanha. “A gente precisa fazer esse registro, é o momento de filtrar e ouvir as pessoas, os diversos segmentos e isso tem sido a minha intenção e de Jerônimo: ouvir o que cada território pensa, para que a gente possa construir de forma regionalizada”, disse.
Apoio dos municípios do Extremo Sul
Jerônimo conta com apoio de oito dos 13 prefeitos das cidades do Extremo Sul da Bahia, sendo três deles do Progressistas. São eles: prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho (PP); de Veredas, Manrick Teixeira (PP); de Ibirapuã, Calixto Ribeiro (PP); de Medeiros Neto, Beto Pinto (Pros); de Itanhém, Mildson Medeiros (PSD); de Prado, Gilvan da Silva (PSD); de Alcobaça, Zico de Baiato (Pros); e de Lajedão, Tonzinho (Pros).
“A identidade de Jerônimo parece com a minha, de um homem que saiu de uma cidade pequena. Nós somos um time e esse time precisa continuar cuidando da Bahia. Veredas e todo o Extremo Sul vão andar lado a lado com Jerônimo, o nosso próximo governador”, afirmou Manrik, prefeito de Veredas e presidente do Consórcio Intermunicipal do Extremo Sul (Construir).
Antes da realização do PGP em Teixeira de Freitas, os pré-postulantes se reuniram com os gestores municipais, além de vice-prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e lideranças locais.
“Temos a certeza de que, com Jerônimo, iremos alavancar muito mais ações para o Extremo Sul, principalmente na área da Saúde”, afirmou Silvio Ramalho, prefeito de Caravelas e presidente do Consórcio Interfederativo de Saúde do Extremo Sul (Consaúde).