Caravana da Justiça Social e visita do secretário de Desenvolvimento agitam Nova Viçosa

Fotos: OPovonews

Na quarta-feira (18), Posto da Mata, em Nova Viçosa, viveu um dia dedicado à cidadania e promoção dos direitos humanos, com prestação de serviços gratuitos à população durante a presença da Caravana da Justiça Social, promovida pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS).

A ação, realizada na Escola Laura Bandeira, contou com os serviços de emissão de 2ª via do RG, CPF, Certidão de Nascimento e de Casamento, Carteira de Trabalho e do Passe Livre Intermunicipal, Identidade Jovem (ID Jovem), orientação jurídica, exames de saúde e reconhecimento de paternidade, além dos “diálogos com a juventude”.

União entre a Câmara de Vereadores de Nova Viçosa, Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), a Caravana foi um sucesso.

Segundo o prefeito Manoelzinho da Madeira, “talvez, as pessoas que estão em Salvador, quando citamos nossas dificuldades e também nossa capacidade de  organização, ficam com um olhar meio duvidoso, mas, a verdade é que precisávamos da caravana, porque ainda temos um grande déficit dos serviços ofertados, e nos comprometemos a receber a caravana porque tínhamos a certeza de que aqui faríamos a maior mobilização dentre as caravanas já realizadas, e olha que essa ação tem percorrido o Estado da Bahia, por cidades de todos os tamanhos, inclusive, com o triplo do tamanho de Nova Viçosa”, pontuou.

O “Diálogo com a juventude” foi uma oportunidade aberta, no Colégio Estadual Eraldo Tinoco, para um momento de maior interação do secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Carlos Martins, com a população de Nova Viçosa. Os alunos dos Colégios estaduais Eraldo Tinoco e Jânio Assis promoveram, segundo Martins, “uma incomparável demonstração de participação”, junto com o prefeito Manoelzinho e com o vereador José Anastácio.

O secretário se comprometeu a voltar em outro momento para duas ações importantes que surgiram mediante as demandas observadas durante o evento. “Prefeito Manoel e secretária Eunice, observei a dificuldade de vocês, só hoje já passamos de 400 atendimentos para emissão do RG, nosso recorde anterior era 230 emissões, portanto, me comprometo a trazer unidades do SAC Móvel, em um segundo momento, para desafogar suas demandas. E vereador Anastácio, o senhor alinhou com esses jovens celeridade na criação da lei do Conselho municipal da juventude, me comprometo com o senhor e, principalmente, com eles, estar aqui, presente na posse do conselho, e mais, toda a coordenação de juventude do Estado estará à disposição para capacitar os futuros conselheiros”

Para secretária de Assistência Social de Nova Viçosa, Eunice Oliveira Costa, os frutos da caravana ainda serão sentidos a médio e longo prazo, “teremos um efeito duradouro dessa ação, o diálogo com a juventude, por exemplo, tenho certeza, irá promover uma mudança significativa no comportamento desses jovens e na forma com que eles enxergam a forma de pensar a cidade”.

 

 

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui