Capitania dos Portos comemora lançamento da Campanha Legal no Mar

Capitania dos Portos comemora lançamento da Campanha Legal no Mar
Solenidade aconteceu na Agência da Capitania dos Portos de Porto Seguro
*Pedro Ivo Rodrigues

A Agência da Capitania dos Portos em Porto Seguro promoveu solenidade de lançamento da campanha Legal no Mar 2010/2011. A campanha, que está em sua 15ª edição, objetiva conscientizar a população a respeito da importância da segurança marítima, nas atividades pesqueiras ou no transporte de pessoas, cargas e mesmo no turismo náutico ou nos momentos de lazer.

A cerimônia começou às 17h30minh, na Agência, localizada na rua São Pedro,s/n, Centro, e foi presidida pelo capitão de Mar-e-Guerra Paulo Fernandes Baltoré e pelo capitão-tenente Manoel Antonio da Cruz.

O evento foi iniciado com hasteamento da Bandeira Nacional e execução do Hino Nacional, seguido por pronunciamento das autoridades militares.

Capitania dos Portos comemora lançamento da Campanha Legal no Mar
Autoridades civis e militares presentes
O capitão-tenente Manoel Antonio da Cruz destacou a importância da presença da Marinha do Brasil para a segurança no mar. “A Capitania dos Portos da Bahia tem alcançado expressivos resultados em toda a sua área de atuação. Esses resultados são potencializados a cada ano, graças ao comprometimento de todos que compreendem que o mar é o grande vetor de desenvolvimento econômico e social da região e a nossa Amazônia Azul. Neste ano, estamos felizes com a pouca quantidade de acidentes na navegação, o que legitima toda a Campanha Legal no Mar – Navegue com Segurança. A vocação marítima nesta região traz consigo a necessidade de pensar permanentemente em segurança, por ser um local de notável atrativo turístico, onde muitos visitantes fazem uso do mar, como passeios de escuna, prática de esportes náuticos, travessia pelo rio com balsas”, declarou Cruz, que é o agente da Capitania em Porto Seguro, ressaltando que o trabalho da Agência é elemento capital para a garantia das atividades mencionadas e representa uma peça expressiva para a economia do município. “As ações de fiscalização nesse sentido denotam, pelos órgãos competentes e profissionais do mar, a preocupação com a salvaguarda de vidas humanas. Além disso, há a prevenção a poluição hídrica provocada pelas embarcações, que é feita com vistoria nas mesmas, possibilitando as condições adequadas às operações, não oferecendo riscos ao seu funcionamento e ao meio ambiente”, explanou.

Homenagens

Capitania dos Portos comemora lançamento da Campanha Legal no Mar
O estudante Paulo Henrique Souza Bonfim, da 6ª série do Centro de Educação Beija Flor, foi premiado no concurso de redação
Durante o evento, foram homenageados estudantes da 5ª a 8ª Série do Ensino Fundamental, que participaram do concurso de redação “Operação Cisne Branco”, realizado pela Marinha em âmbito nacional, e também algumas personalidades da região, com uma medalha e o título de “Amigo da Marinha”.

Entre os alunos premiados, esteve Paulo Henrique Souza Bonfim, da 6ª série do Centro de Educação Beija Flor, primeiro colocado.

Receberam a medalha de “Amigo da Marinha”: o major do Corpo de Bombeiros Braga Neto, o ex-secretário de Turismo de Porto Seguro Paulo César Magalhães, o empresário Luigi Rotunno (Resort Nativa La Torre), o prefeito de Porto Seguro, Gilberto Abade, entre outros.

Para o prefeito Abade, a Marinha em Porto Seguro tem relevância social, uma vez que não apenas proporciona segurança no mar e nos rios, mas também une famílias e autoridades para um mesmo objetivo. “As Forças Armadas são instituições que sempre estiveram distantes da realidade do cidadão e que agora estão se aproximando. Tornamos-nos amigos não apenas por um título, mas de verdade”, declarou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui