Capacitação profissional abre oportunidades de emprego e renda

Parceria entre Veracel e Senac formou 137 alunos em Eunápolis, Belmonte, Itapebi e Porto Seguro

A geração de qualificação profissional a jovens é uma iniciativa que contribui para o desenvolvimento de cidades. As formas de aprendizado podem ser diversas, como ações sociais, oficinas, incentivo à leitura e aulas de capacitação que contribuem para uma ascensão cidadã, intelectual e profissional de jovens que estão se preparando para ingressar no mercado de trabalho. Buscando apoiar pessoas, com especial atenção às portadoras de deficiência, a Veracel Celulose firmou parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem (Senac) para oferta de cursos de capacitação próximos à residência dos alunos.

Até o momento, a parceria Veracel e Senac formou 137 alunos em Eunápolis, Vera Cruz em Porto Seguro, sede de Belmonte e Barrolândia e na sede de Itapebi. A empresa patrocina todos os custos do curso: matrículas, materiais didáticos, lanches, uniformes e transporte. Parcerias locais disponibilizam local para as aulas. Todas as pessoas foram inscritas e selecionadas pelos Centros Referência de Apoio Social (CRAS) de cada município. É garantida a gratuidade aos participantes. Apesar do incentivo para a participação, apenas oito pessoas com algum tipo de deficiência concluíram a formação.

Curso de Assistente Administrativo

O projeto piloto dessa ação nasceu em 2017, em Eunápolis. Mas, foi em 2018 que ganhou força, atraindo parceiros e alunos. Com o objetivo de formar jovens cidadãos que atendam às exigências do mercado, o principal caráter das aulas teóricas e práticas é aprender a aprender como suas habilidades naturais e as compartilhadas com o colega podem ser alinhadas às rotinas de uma empresa, valorizando as vivências dos alunos sob diversos aspectos.

O distrito de Vera Cruz, no município de Porto Seguro, recebeu a edição do curso que fechou o ciclo de 2018. O encerramento aconteceu em 20 de dezembro, na Escola Estadual Eraldo Tinoco. Por meio da Secretaria de Assistência Social e o CRAS do município, foram matriculados 30 jovens e houve apenas uma desistência.

Segundo o aluno da turma Jileone Jesus de Santana, o curso foi uma chance de repensar os caminhos e as estratégias para conseguir uma colocação no mercado de trabalho.  “Essa oportunidade agregou muito ao meu currículo. É um diferencial que conta nas entrevistas de emprego”, destacou Jileone. O jovem ainda frisou a importância dessa parceria em comunidades que têm pouco acesso a cursos de capacitação. “Esse tipo de colaboração ajuda na formação dos jovens e até para afastá-los do mundo do crime, porque encontram novas oportunidades. Gostaria muito de ver outros jovens atendidos por essa parceria no futuro”, reforçou o Jileone. Foram 160 horas de capacitação, incluindo a execução de um projeto integrador comandado pelos alunos, rotinas administrativa, redação empresarial e informática.

A supervisora pedagógica do Senac, Lucicléia da Silva Santos, disse que o aproveitamento do conteúdo em todas as turmas foi acima do esperado, destacando o comprometimento na realização de tarefas, assiduidade e a baixa evasão. Um exemplo é a turma do distrito de Barrolândia, no município de Belmonte. A formação dessa turma aconteceu em 2017. Ela foi composta por 29 alunos e todos concluíram o curso. “Essa ação é uma oportunidade única de levar capacitação profissional e reconhecida nacionalmente para esses jovens. É a força que eles precisam para encarar o movimento do mercado de trabalho”, considerou Lucicléia.

Foram quatro cursos de formação de assistentes administrativos, atendendo um total 110 pessoas em Eunápolis, Barrolândia, sede de Belmonte e Vera Cruz. A média de evasão foi abaixo de 10% por turma.

Aperfeiçoamento da profissão: curso de Corte e Costura

Além de contribuir para aumentar a empregabilidade, essa parceria entre Veracel e Senac também visa gerar renda, aperfeiçoando profissionais que já atuam no mercado de trabalho. Foi o caso em Itapebi. A ação contemplou costureiras da Associação das Margaridas de Itapebi – mulheres artesãs da cidade – com o curso de Corte e Costura e de Modelagem e Confecção de peças íntimas e moda praia. Vinte mulheres da associação tiveram a oportunidade de aprimorar suas habilidades no curso que teve duração de 172 horas. Ainda como forma de apoiar a associação e o trabalho desenvolvido por essas mulheres, a Veracel doou 15 máquinas de costura no encerramento do curso.

Banco de Oportunidades

Além de certificação reconhecida em todo o país, os alunos que participaram dos cursos são inseridos no Banco de Oportunidades do Senac. O Banco coloca os jovens que participaram do curso em contato com empresas para seleção em oportunidade de emprego.

Ascom Veracel

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui