Macaco encontrado pela PRF recebe tratamento e já se alimenta

Animal conhecido como ‘barbado’ é da espécie Alouatta Guariba.

Após total recuperação ele será encaminhado para uma reserva.

O macaco encontrado segunda-feira (16) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-116, município de Cândido Sales, no sudoeste da Bahia, está sendo atendido por uma equipe do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas/Ibama) em Vitória da Conquista.

“Quando os policiais chegaram ao local constataram que o macaco estava em uma caixa. Ele se encontrava com maus tratos, muito magro e fizeram o recolhimento dele, trazendo-o para ser encaminhado ao Ibama em Vitória da Conquista”, disse o agente Ronildo Ferreira da PRF.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

De acordo com a veterinária Rosana Ladeia, que trabalha na recuperação do animal, o “macaco barbado”, como é conhecida a espécie Alouatta Guariba, já foi medicado e começa a se alimentar espontaneamente nesta terça-feira (17).

“Ele chegou aqui muito debilitado, bastante magro. Aplicamos anti-parasitários e ele já está comendo. Toda a equipe trabalha para sua recuperação”, diz Rosana Ladeia, veterinária. “O estado geral dele não é bom, ele está extremamente magro, com pelo sem brilho, pouca densidade de pelo, com várias escoriações pela perna e principalmente pelo rabo, além de escoriações já cicatrizada e outra acima do nariz. O estado geral dele é de subnutrição”, explicou o coordenador do centro de triagem, Aderbal Azevedo.

Pela dentição do macaco, que é macho, o Cetas identificou que se trata de um adulto jovem. “É uma espécie que ocorre aqui na região, mas não é muito comum. Ele aparenta ter sido criado em cativeiro, pois não demonstrou medo na presença das pessoas”, completa a veterinária.

Após a total recuperação, o macaco será encaminhado para uma das áreas de reserva cadastradas no estado.

Resgate do animal

O macaco foi localizado pela PRF na cidade de Cândido Sales, após uma denúncia anônima. O animal foi encontrado preso dentro de uma caixa de papelão no acostamento da rodovia BR-116.

 

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui