Câncer de pele – Prefeitura de Teixeira apoia ação de prevenção do dia 10 de dezembro

Câncer de pele – Prefeitura de Teixeira apoia ação de prevenção do dia 10 de dezembro
Foto reprodução internet

Nessa sexta-feira, dia 1º de dezembro, inicia-se, oficialmente o Dezembro Laranja, um mês dedicado à prevenção e combate precoce do câncer de pele. E para lembrar da importância da conscientização dos cuidados com a pele, a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas vai apoiar uma ação que será realizada pela dermatologista Alana Queiroz, no próximo dia 10 de dezembro, na avenida Presidente Getúlio Vargas, durante o “Domingo é Lazer”.

De acordo com médica especialista, a exposição excessiva à radiação ultravioleta é a principal causa do surgimento do câncer de pele. “Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de pele corresponde a aproximadamente 30% de todos os tumores malignos diagnosticados no Brasil. Estima-se que 180 mil novos casos sejam diagnosticados a cada ano no país. Apesar da alta incidência, 95 % dos cânceres de pele são passíveis de tratamento, quando diagnosticados precocemente”.

E para colaborar com esta conscientização dos cuidados com a pele, durante a ação terá distribuição de amostras grátis de protetor solar, sorteio e distribuição de brindes, e avaliação gratuita de lesões de pele.

Para dermatologista Alana Queiroz é importante a participação de pessoas de todas as idades. “Convido todos a participar dessa ação. O diagnóstico precoce do câncer de pele é fundamental para o sucesso do tratamento”, ressaltou.

Dicas para prevenção

A médica explica as dicas de prevenção contra o câncer de pele. “A exposição excessiva à radiação ultravioleta é a principal causa do surgimento do câncer de pele. Devemos direcionar nossas ações e atitudes para nos proteger. É preciso evitar a exposição solar nos horários entre 10h e 16h. Além disso, é fundamental o uso frequente do foto protetor e de barreiras físicas, como roupas, bonés e chapéus.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui