Microcâmera, receptor e central foram localizados dentro de forro no teto.Prefeito eleito acusa antigo gestor pela instalação, mas denunciado nega.
Um sistema de videomonitoramento e escutas com transmissão em tempo real foi localizado no gabinete do recém-empossado prefeito de Canavieiras,segundo as informações da delegacia da cidade, obtidas nesta segunda-feira, 7. A denúncia foi feita pelo atual prefeito Almir Melo (PMDB) à polícia no sábado, 5. No mesmo dia, os policiais estiveram na prefeitura. Peritos do Departamento de Polícia Técnica de Ilhéus, cidade vizinha, reconheceram o material no domingo, 6.
“Tinha uma microcâmera, um receptor e uma central, o que possibilitaria que as imagens fossem transmitidas em tempo real”, explicou o titular da delegacia, Izael Fiterman. Segundo ele, a polícia ainda não tem suspeitos para o caso, mas o término da perícia deve indicar os caminhos para as investigações.
“Iremos ouvir o prefeito, procurar saber se há suspeitos e tentar investigar o caso. No momento não podemos afirmar nada, mas, se for comprovado que se tratava de um sistema clandestino, os responsáveis poderão responder pelos crimes de grampo ilegal e invasão de privacidade”, afirmou o delegado.
O assessor e filho do prefeito, Valmir Melo, contou que o equipamento foi encontrado depois que um funcionário subiu ao telhado da sede da prefeitura para instalar uma antena de televisão. “Ele viu fios, que não sabia de onde era e, quando puxou, chegou até o material que foi apreendido”, disse. O técnico em eletrônica, João Carlos Santos, explicou a descoberta. “Quando eu fui ver o sistema para seguir o fio de áudio e vídeo, foi detectado uma microcâmera e escuta direcionadas para a mesa do prefeito”, disse.
O sistema estava escondido nas caneletas em que passam os fios da internet e o cabo da tevê. No forro da sala foram encontrados outros equipamentos para monitorar e transmitir áudio e vídeo de dentro do gabinete, todos ligados.
“A minha reação foi de espanto. Não acreditava de maneira nenhuma no que eu estava vendo. Como é que um prefeito poderia fazer isso no gabinete em que seria substituído pelo outro prefeito? Na certa, ele queria acompanhar os passos da nossa administração”, denuncia o atual prefeito Almir Melo, acusando o ex-gestor. O prefeito ainda contou que desde a terça-feira,1°, quando foi empossado, o prédio da prefeitura está sem sinal de telefone, televisão e todos os arquivos dos computadores foram deletados. “A polícia irá encontrar os responsáveis”, acredita.
O ex-prefeito da cidade, Zairo Loreiro, disse que não tinha conhecimento das câmeras e escutas instaladas no gabinete da prefeitura. “Espero que seja apurada, eu tenho a minha consciência tranquila. Nunca mandei botar camêra em tempo real para bisbilhotar a vida de quem quer que seja”, afirmou.
Fonte: Do G1 BA, com informação da TV BA