Canavieiras: Remadores participam da 1ª Expedição pelo Rio Pardo

Canavieiras: Remadores participam da 1ª Expedição pelo Rio PardoRemadores de Canavieiras, Itabuna, e Ilhéus (com membros da (“Stand UpIlheus”), participaram sábado (1º) da Primeira Canoagem no Rio Pardo, num percurso de cerca de 10 quilômetros, partindo da Fazenda Cubículo até o cais do porto, no centro da cidade. O evento foi realizado pela Secretaria do Turismo e Esportes (Setur) da Prefeitura de Canavieiras.

Segundo o secretário de Turismo e Esportes, Fernando Volpi, a expedição de caráter eminentemente ecológico, a partir de hoje já é um produto a ser divulgado pelos centros emissores junto aos nichos que buscam novas opções de turismo sem poluição sonora e ambiental. O local de largada – a Fazenda Cubículo – é um das regiões históricas de Canavieiras, por ser o berço da cacauicultura baiana.

Explica o prefeito Almir Melo, que um dos objetivos dessa expedição progressiva é resgatar a importância histórica do Rio Pardo para Canavieiras e região, além de ser uma paisagem deslumbrante. “Os participantes se entusiasmaram com a rica e variada flora do percurso, enriquecidos com os vôos rasantes e famintos das garças sobre o banzeiro provocado pela brisa constante nas águas do Pardo”, ressaltou.

Novos projetos – O projeto, que conta também com apoio de Jean Francis Sutter, proprietário e treinador da Canes SUP, prevê para as próximas expedições, a descida pelo Rio Pardo desde Mascote (que foi distrito de Canavieiras), passando pela Fazenda Jacarandá no município vizinho de Santa Luzia e pelo Estreito, já em águas canavieirenses. “A ideia é, aos poucos, estender as largadas até partirmos de Mascote, em remadas de mais fôlegos”, diz Volpi.

O Secretário Fernando Volpi diz que as diretrizes da Setur e da Bahiatursa, quanto ao estímulo à criação de novos produtos turísticos que revelem ao visitante a riqueza das paisagens no interior, notadamente na zona rural, já que o turismo na Bahia não deve se restringir apenas às praias. E completa: “Como a nossa secretaria é do Turismo e Esportes, temos como meta desenvolver as duas divisões sempre associadas, contemplando as duas atividades”, explica.

O desenvolvimento do turismo esportivo, aliás, é orientação do Governo da Reconstrução, e para isso todos os esforços serão dirigidos à recuperação dos equipamentos esportivos públicos, bem como à criação de novos projetos para o incremento do esporte em variadas modalidades, inclusive a olímpica. “Iniciamos com o planejamento e já começamos a executar esses novos produtos”, comemora, Volpi.

Como a cidade de Canavieiras já conta com um ginásio para treinamento de ginástica rítmica – que também é olímpica –, a intenção é trabalhar com atletas nessa modalidade. “Com disciplina e determinação, aproveitando o momento da realização das Olimpíadas de 2016, no Brasil, o prefeito Almir Melo pretende incentivar estudantes em idade ideal para a prática desse esporte”, conclui Fernando Volpi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui