Canavieiras: Prefeito entrega Título de Propriedade ao Inmet

Canavieiras: Prefeito entrega Título de Propriedade ao Inmet

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Prefeitura de Canavieiras regularizou a área terra na qual está instalada a Estação de Meteorologia do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na cidade. O título de propriedade foi entregue, no dia 28 de fevereiro, pelo prefeito de Canavieiras, Almir Melo, ao chefe do 4º Distrito do Inmet (Bahia e Sergipe), Itajacy Diniz.

A Estação Meteorológica de Observação de Superfície Convencional do Inmet está implantada em Canavieiras desde 1º de janeiro de 1930 e até agora não possuía o título de posse e propriedade do terreno. “Após todos esses anos, finalmente estamos regularizando uma situação fundiária de um órgão federal de importância socioeconômica fundamental para Canavieiras e região”, esclarece o prefeito.

A estação é composta de vários sensores isolados que registram continuamente os parâmetros meteorológicos (pressão atmosférica, temperatura e umidade relativa do ar, precipitação, radiação solar, direção e velocidade do vento, etc), que são lidos e anotados por um observador a cada intervalo e este os envia a um centro coletor por um meio de comunicação qualquer.

De acordo com Itajacy Diniz, estão previstos um volume substancial de investimentos com a finalidade de implantar equipamentos automatizados. “Com esses novos equipamentos, aumentaremos bastante a eficiência das informações, que passarão a ser instantâneas, permitindo maior agilidade na tomada de informações”, explicou.

A Estação Meteorológica de Canavieiras está aberta a visitação pública e o Inmet está incentivando o agendamento de visitas de escolas, no sentido de que os estudantes tenham conhecimento da importância das informações na sociedade. “Aqui é feito o monitoramento, análise e previsão de tempo e de clima, que se fundamentam em pesquisa aplicada, com ênfase em resultados práticos e confiáveis”, acentuou o chefe do 4º Distrito do Inmet.

Missão do Inmet – A missão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é prover informações meteorológicas à sociedade brasileira e influir construtivamente no processo de tomada de decisão, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do País.

São, ainda, atribuições do Inmet elaborar e divulgar, diariamente, em nível nacional, a previsão do tempo, avisos e boletins meteorológicos especiais; promover a execução de estudos e levantamentos meteorológicos e climatológicos aplicados à agricultura e outras atividades correlatas; coordenar, elaborar e executar programas e projetos de pesquisas agrometeorológicas e de acompanhamento das modificações climáticas e ambientais; estabelecer, coordenar e operar as redes de observações meteorológicas e de transmissão de dados, inclusive aquelas integradas à rede internacional; propor a programação e acompanhar a implementação de capacitação e treinamento de recursos humanos, em atendimento a demandas técnicas específicas.

 

 

 

Fonte: Ascom da prefeitura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui