Canavieiras: Orcip desenvolve trabalho social

O esporte e a educação como formação do cidadão é uma das ações desenvolvidas pela Ação e Cidadania Renascer, em Canavieiras, com os jovens residentes nos bairros periféricos, através do Projeto Sonho de Deus. Atualmente, 60 crianças e adolescentes estão sendo beneficiados pelo programa, que tem como um dos objetivos a formação de caráter e o combate às drogas.

O projeto Sonho de Deus – Esporte é Educação e Cultura é realizado todas as terças-feiras, nos turnos matutino e vespertino, pelos professores Pastor Fausto, Jomar, Lando Roberto e Alex e proporciona novas condições de vida aos jovens canavieirenses. Segundo o coordenador do programa, Pastor Fausto, a Ação e Cidadania Renascer trabalha a mente e o coração das crianças e adolescentes em situação de risco, tendo como metodologia a prática esportiva e educativa.

A Ação e Cidadania Renascer é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Orcip) e funciona como um “braço social” da 1ª Igreja Evangélica Batista em Canavieiras, desenvolvendo diversos projetos com as famílias em situação de risco, com o apoio da Prefeitura e de empresas da cidade. “Estamos presentes em diversos bairros da cidade e caminhamos para ampliar nossas atividades no sentido de proporcionar melhores condições de vida a esta sofrida parcela da população”, adiantou o Pastor Fausto.

Para reunir todas as atividades desenvolvidas, a Ação e Cidadania Renascer pretende construir uma sede com parque esportivo nas imediações da entrada da cidade pela BA-001. “Queremos reunir todas as atividades num mesmo local, com a finalidade de racionalizar nosso trabalho social, oferecendo mais e melhores serviços”, ressalta o Pastor Fausto.

Projetos – Atualmente a Ação e Cidadania Renascer desenvolve projetos em diversas áreas, a exemplo de artesanato, com trabalhos de pintura em tecido; ajuda a dependentes químicos, fazendo uma ponte entre Canavieiras, Porto Seguro e Itabuna, encaminhando jovens de ambos os sexos para a recuperação do uso das drogas.

Entre as ações sociais estão o oferecimento de cerca de 70 cestas de verduras e frutas às famílias carentes, adquiridas através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Também são distribuídos 200 litros de sopa e 500 pãezinhos a cinco comunidades da periferia da cidade. Outro projeto é o CDC Comunitário El Shaday, de inclusão digital, criado em 2009 e que beneficia atualmente 800 crianças e adultos cadastrados.

Além dos recursos próprios da Orcip Ação e Cidadania Renascer, as ações sociais também contam com o apoio de empresas e do Município, e a doação de pessoas da comunidade. As doações de roupas e mantimentos podem ser feitas através do telefone (73) 3284-1075, que serão recolhidas nos endereços das pessoas benfeitoras.

 

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui