Canavieiras: Município realiza campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Prefeitura de Canavieiras, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando gratuitamente a campanha de vacinação antirrábica, que teve início no dia 11 de agosto e segue até dia 15 do próximo mês, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na unidade de saúde Talma Cajueiro. No Dia Nacional da Vacinação, 30 de agosto, o horário de funcionamento das unidades será de 8 às 17 horas, sem interrupção. Para as áreas rurais, será anunciada pela internet e emissoras de rádio uma agenda especial.

Devem ser vacinados exclusivamente cães e gatos a partir dos três meses de idade, e independente de estado vacinal anterior. Os proprietários de cães de grande porte ou bravos, tais como Rotweiller e Pit Bull, devem agendar a visita dos agentes em suas residências. A meta é imunizar 5.837 animais, o que representa 80% dos cães e gatos do município, sendo 4.785 cães e 1052 gatos em toda zona rural e urbana.

Segundo a secretária da Saúde, Roberta Barros, o objetivo da campanha é controlar a circulação do vírus da raiva canina e felina, prevenindo a raiva humana. “Várias equipes da Secretaria de Saúde estão mobilizadas para o sucesso campanha: a vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, agentes comunitários, agentes de edemias, e atenção básica. É importante que se saiba que a vacinação é a única forma de evitar que o animal venha a desenvolver a raiva e transmiti-la ao homem”, informou.

Transmitida por meio da saliva dos animais contaminados, a raiva é passada, principalmente, pela mordida dos animais doentes, sejam eles gatos ou cães. Nos cachorros e no homem, o vírus da doença pode permanecer encubado por até dois meses antes que os seus sintomas comecem a aparecer; sendo que, nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos. Uma vez manifestados os sintomas de raiva no humano, o tratamento é ineficaz, e levará a pessoa à morte.

 

 

 

Fonte: Ascom da prefeitura

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui