Canavieiras: Lancha Namorada se classifica em primeiro lugar na Pesca do Marlin

Canavieiras: Lancha Namorada se classifica em primeiro lugar na Pesca do Marlin

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A equipe da lancha Namorada, comandada por Fernando Barros, foi classificada em primeiro lugar no Torneio da Pesca do Marlin (peixe de bico) em Canavieiras. A equipe alcançou 665 pontos, mesma pontuação obtida pela equipe da lancha La Margue, comandada por Shawn. O critério para o desempate foi a fisga do primeiro peixe, que privilegiou a equipe da lancha Namorada. Já a lancha Bebinho, comandada por Alcindo Navarro, se classificou em terceiro lugar, com 600 pontos.

O Torneio da Pesca do Marlin é uma promoção do Yacht Clube da Bahia e conta com o apoio da Prefeitura de Canavieiras. A competição foi realizada em duas etapas – sexta e sábado (6 e 7). Na primeira etapa, realizada sexta-feira (6), as embarcações Espadarte – comandada por Maurício Guerra – e Namorada – comandada por Fernando Barros – encerraram a primeira etapa do torneio empatadas em 265 pontos.

Um fato inusitado da primeira etapa do torneio aconteceu com a equipe da embarcação Yamato – comandada por Yoshiki Matsuda –, que fisgou e embarcou o maior peixe, um marlin de 285,8 kg. Apesar disso, a equipe foi desclassificada, por não ter feito a filmagem na hora da captura, conforme exige o regulamento.

De acordo com o regulamento do Torneio de Pesca do Marlin, é imprescindível a comprovação por imagens para a liberação do peixe, seja para libertação ou embarque, o que não obedecida pela equipe Yamato. Segundo os competidores, a pesca foi bastante dificultada pelos fortes ventos e ele esperam que neste sábado o tempo esteja mais favorável para a competição.

Paralelamente à Pesca do Marlin (peixe de bico), também as equipes concorrem à pesca costeira. Nesse certame a melhor colocação ficou com a equipe da embarcação Bebinho – comandada por Alcindo Navarro – que obteve 48,50 pontos.

O Torneio da Pesca do Marlin é um evento realizado pelo Yacht Clube da Bahia em várias cidades baianas, entre elas, Canavieiras, onde conta com o apoio da Prefeitura. Segundo os organizadores, Atualmente, o sul da Bahia é o ponto de pesca número um do Brasil. Canavieiras é a única cidade brasileira a figurar entre os 10 melhores destinos de pesca oceânica/esportiva do mundo, classificados pela publicação internacional Billfish Report, uma das mais conceituadas do setor.

Credibilidade – Este ano participou do Torneio de Pesca do Marlin o dobro de equipes inscritas no ano passado e o motivo foi a confiança na parceria firmada entre o Yacht Clube da Bahia e a Prefeitura de Canavieiras. Segundo o comandante Fernando Barros, a atual administração tem demonstrado o interesse em incrementar o turismo na cidade, trazendo investimentos importantes.

Barros citou como um fator decisivo para o incremento desse tipo de turismo a implantação de uma marina no centro histórico, melhorando, acentuadamente, as condições de atracação e hospedagem da tripulação e convidados. Com a implantação da marina – que terá capacidade para atracar 68 lanchas –, o píer municipal será renovado e mudará de local.

Para o deputado estadual Leur Lomanto – um dos competidores – a Pesca do Marlin é uma tradição de Canavieiras e que vai crescer ainda mais com as ações empreendidas pelo prefeito Almir Melo. O comodoro do Yacht Clube da Bahia, Alexandre Cunha Guedes, ficou bastante satisfeito com a realização do torneio e acredita que no próximo ano o evento deverá superar o deste ano.

 

 

Fonte: Ascom da prefeitura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui