Foi com muita alegria e entusiamo que a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), promoveu, sábado (7), na Escola Raio de Sol de Canavieiras, o 2° Arraiá da Apae. A festa junina beneficente aconteceu na Escola Raio de Sol de Canavieiras, sede da instituição, e teve comidas e bebidas típicas, sorteios, forró ao som da Banda Armação, apresentação de quadrilhas e escolha do rei e da rainha do milho.
Os festejos começaram com a apresentação da quadrilha da Apae, formada por alunos da instituição e estudantes de outras escolas do município. Houve comercialização de comidas típicas, preparadas com a ajuda dos próprios alunos, baseados no que aprendem na oficina de culinária. Os alunos se envolveram, também, na decoração da festa. “Somos preocupados com o desenvolvimento cognitivo e social de cada aluno, por isso sempre procuramos envolvê-los nos eventos”, afirma a diretora.
Segundo a diretora da Apae, Isa Ramalho, as comemorações são sempre usadas para o exercício de socialização. “Nossa equipe entende que é muito importante trabalhar as comemorações, pois são uma forma de integrar toda comunidade: professores, alunos, pais, direção e coordenação. O resultado você percebe na hora em que acontece a festa”, ressalta a Isa.
A Apae de Canavieiras foi fundada há 17 anos, e presta assistência a mais de 120 crianças, adolescentes e adultos portadores de necessidades especiais em dois turnos (matutino e vespertino). Grande parte desses alunos já foi inserida nas escolas do município, promovendo a inclusão. A instituição conta com uma equipe de profissionais e voluntários, como assistente social, psicóloga, fonoaudióloga, fisioterapeuta, educador físico, pedagogas e arte-educadora. A Apae oferece, ainda, oficinas de dança, artesanato, leitura e culinária.
Fonte: Ascom da prefeitura