Ontem (10), foi a vez dos moradores de Canavieiras, Santa Luzia e Mascote participarem da audiência pública referente ao processo de licenciamento para a ampliação da Veracel Celulose, promovida pelo Governo da Bahia, por meio do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA). A reunião, que aconteceu no Ginásio de Esportes Júlia Thompson, em Canavieiras, contou com a presença de representantes de movimentos sociais, estudantes, empresários locais, produtores rurais, ONGs e prefeituras municipais, que puderam manifestar suas posições e debater as questões de seu interesse.
Uma das moradoras que acompanhou a audiência foi a professora Terezinha Barbosa, residente em Mascote. “A participação popular é essencial para esclarecer as dúvidas e entender o que vai ser feito na nossa região. Apesar da ampla divulgação no município e da disponibilização de ônibus por parte da empresa para que todos pudessem comparecer à audiência, muitas pessoas não vieram, perdendo a oportunidade de conhecer e opinar sobre o empreendimento”, diz Terezinha.
Amanhã, o debate será em Eunápolis e contemplará as cidades de Itapebi, Itabela, Guaratinga e Itagimirim. Mais informações sobre as audiências podem ser acessadas no site do Inema (www.inema.ba.gov.br) ou no blog Transparência no site da empresa (www.veracel.com.br).