Campanha Novembro Azul em combate ao câncer de próstata; confira como surgiu

Campanha Novembro Azul em combate ao câncer de próstata; confira como surgiu
Campanha Novembro Azul em combate ao câncer de próstata; confira como surgiu. Foto: OSollo

Você já se perguntou o que é o Novembro Azul? Como se deu origem do Novembro Azul? O Jornal OSollo veio sanar essas dúvidas.

A Campanha #NovembroAzul se deu origem na Austrália, no ano de 1999, com o objetivo de conscientização do câncer de próstata. O movimento pioneiro e mais famoso no mundo é o Movember. Surgiu no ano de 2003, quando dois amigos australianos, Travis Garone e Luke Slattery, tomavam cerveja em um bar e brincava sobre trazer a moda do bigode, já que ninguém mais usava.

Inspirados pela mãe de um amigo, que levantava fundos para o combate ao câncer de mama, eles resolveram fazer o mesmo para o câncer de próstata. Então, a regrava se detinha em, deixar crescer um bigode e cobrar 10 dólares de cada bigodudo. No ano de origem, 30 amigos se uniram pra essa causa.

A partir disso, a campanha tomou uma proporção mundial, e já arrecadou quase 6 milhões de dólares para programas de saúde masculina, saúde mental, prevenção de suicídio, câncer de próstata e de testículo.

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Brasil

O Instituto Lado a lado pela vida foi o pioneiro a abordar questões relacionadas ao câncer de próstata no Brasil, em 2008. A campanha promovida pelo instituto “Um Toque, Um Drible” teve grande repercussão, tendo como objetivo promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao médico e trazer mais informações sobre a doença.

Em 2012, inspirados pelo Movember, o instituto passou a promover durante todo o mês de novembro ações focadas na saúde do homem. Nascia assim o Novembro Azul.

Por todo o Brasil são promovidos eventos, palestras e ações lembrando a importância sobre a prevenção e cuidados.

O dia 17 de novembro foi escolhido como dia mundial ao combate ao câncer de próstata.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui