Campanha do UNICEF “Por uma Infância sem Racismo” será lançada em Porto Seguro

Campanha do UNICEF “Por uma Infância sem Racismo” será lançada em Porto Seguro
Convite do Instituto Tribos Jovens
A Aldeia Velha Pataxó, localizada em Porto Seguro, vai ecoar a mensagem e fortalecer a campanha do UNICEF “Por uma infância sem racismo”. Na abertura do mais importante evento da comunidade, os Jogos Indígenas da Aldeia Velha Pataxó, nesta sexta-feira (29/04), às 10 horas, o Cacique Urubaiá Pataxó abrirá espaço para o lançamento da iniciativa na região.

A ação articulada pelo Instituto Tribos Jovens (ITJ), uma das organizações que apoiaram o UNICEF na construção do conceito da campanha, deverá mobilizar centenas de crianças e adolescentes, além de representantes e militantes de entidades dos movimentos negros e indígenas, famílias e organizações da Rede de Proteção da Infância e Adolescência. Iane Petrovich, diretora executiva do ITJ, e Andréia Neri, Especialista em Comunicação do UNICEF, também participarão do evento.

A campanha – lançada nacionalmente como parte da celebração dos 60 anos da atuação do UNICEF no Brasil – tem o objetivo de mobilizar a sociedade para a necessidade de assegurar a equidade e a igualdade étnico-racial desde a infância. Para o Fundo das Nações Unidas para a Infância, valorizar as diferenças desde os primeiros anos de vida é uma forma de promover a igualdade de tratamento e oportunidades para todas e cada criança do País.

Dados do IBGE revelam que 54,5% das crianças brasileiras são negras ou indígenas. Apesar dos esforços que tem sido feitos no País para diminuir as taxas de mortalidade infantil, entre as crianças indígenas, esse índice chega a 41,9 mortes em cada grupo de mil crianças indígenas nascidas vivas (Relatório da Fundação Nacional de Saúde – Funasa). Na educação, os números também revelam a desigualdade racial: uma criança indígena em idade escolar tem três vezes mais chances de estar fora da escola do que uma criança branca da mesma faixa etária.

Além de promover o lançamento local da campanha, o Instituto Tribos Jovens vai multiplicar os conteúdos da iniciativa em aldeias Pataxó e escolas indígenas do litoral Sul da Bahia, com o desenvolvimento de palestras e encontros de formação de professores.

Para saber mais e participar da campanha, acesse o hotsite www.infanciasemracismo.org.br.

SERVIÇO:

Lançamento da campanha do UNICEF “Por uma Infância sem Racismo” nos Jogos Indígenas da Aldeia Velha Pataxó

Data: 29/04/2011

Horário: 10 horas

Local: Aldeia Velha Pataxó

Apoio: Instituto Tribos Jovens

Parceria vem rendendo resultados positivos

O trabalho conjunto do Instituto Tribos Jovens, UNICEF, lideranças indígenas, entre outros parceiros governamentais e da sociedade civil, contribuíu para o alcance de importantes conquistas na garantia dos direitos da infância e adolescência na região. Isso pode ser comprovado através de dados do projeto “Território de Proteção da Criança e do Adolescente” executado no período de 2006 a 2010. Realizado inicialmente na Aldeia Indígena Pataxó de Coroa Vermelha, o projeto se estendeu também a outras quatro comunidades Pataxó do entorno: Aldeia Velha, Barra Velha, Boca da Mata e Mata Medonha. Todas elas estão localizadas em Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro. Nessa região onde vivem 11.833 índios Pataxós, distribuídos em 22 aldeias (FUNASA 2010). O projeto teve com o objetivo promover a formação de redes sociais que contribuíssem com o desenvolvimento infantil e com o combate à exploração e abuso sexuais infanto-juvenis.

Os resultados foram bastante expressivos nas cinco aldeias indígenas integrantes do projeto: 6.460 crianças e adolescentes Pataxó mobilizados e informados sobre como se proteger de riscos e da violência e com melhores condições de desenvolvimento; formação continuada de 774 atores sociais (familiares, adolescentes, lideranças, educadores, conselheiros, professores, profissionais da saúde e da Rede de Proteção) para o enfrentamento de violência contra crianças e adolescente e para atendimento de forma qualificada a mães e bebês durante a gestação, o parto e o pós-parto; fortalecimento de 450 famílias participantes para a promoção dos direitos das crianças e adolescentes e oferta de mais saúde e qualidade de vida através do acesso a água filtrada e tratada.

Fonte: Comunicação Tribos Jovens

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui