Campanha de imunização contra o sarampo tem início em Porto Seguro 

Campanha de imunização contra o sarampo tem início em Porto Seguro 

A Secretaria de Saúde de Porto Seguro iniciou oficialmente nova Campanha de Vacinação contra o Sarampo abrangendo todas as unidades de saúde, com a finalidade de imunizar dois públicos distintos, tendo a perspectiva de ocorrer em duas etapas. A primeira fase começa nessa segunda-feira, 7/10, seguindo até 25 de outubro e pretende imunizar crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, com o dia D de vacinação agendado para 19 de outubro, das 08h as 16h.

Segundo a prefeita Cláudia Oliveira, a vacina está disponível nas 30 Unidades Básicas de Saúde. “É preciso procurar a Unidade de Saúde da Família do seu bairro e vacinar seus filhos. Pessoas acima de 50 anos que estejam em dúvida sobre a imunização também devem procurar a UBSs para orientação e se necessário, se vacinar”, pontua a gestora.

Segunda Fase

Já a segunda etapa da campanha, prevista para acontecer de 18 a 30 de novembro, será direcionada para adultos na faixa-etária de 20 a 29 anos, que não estão com a caderneta de vacinação em dia, sendo o Dia D estipulado para 30 de novembro.

Estimativa

A meta é vacinar  95% das crianças na faixa prioritária e adultos. Para isso, a Secretaria de Saúde montou um esquema especial envolvendo equipes multidisciplinares nas salas de vacinação que abrangem todas as unidades de saúde. Ao todo, serão 14.456 crianças e 25.853 adultos pertencentes aos públicos alvos que deverão ser imunizados .

“Apesar dos esforços empreendidos nos últimos anos, casos de sarampo têm sido reportados em várias partes do mundo e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), muitos países permanecem endêmicos para o sarampo, principalmente aqueles com baixa cobertura vacinal e bolsões de não vacinados. Os pais e responsáveis são os principais aliados no processo de manutenção da eliminação dessas doenças, por isso recomendamos a participação deles neste empenho coletivo ao levar as crianças nas unidades de saúde, com a caderneta de vacinação para registro da imunização”, reforça a coordenadora de imunização, Samarina Botelho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui