“Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade.” (Filipenses 4.12)
Paulo está dando o seu testemunho de como, ao longo da vida, atravessando as mais diversas circunstâncias, tanto boas quanto ruins, amadureceu. Uma mesma circunstância que atravessamos pode nos melhorar ou nos piorar, pois o que determina esse resultado é como lidamos com o que nos acontece, e não o que nos acontece. Como cristãos, porque conhecemos o amor de Deus e sua disposição em estar conosco em todos os momentos, podemos aprender como Paulo aprendeu. E assim nos tornar mais capazes e maduros para a vida e os relacionamentos.
Enfrentar situações nos possibilita aprender e amadurecer, mas também podemos aprender e amadurecer com os desafios enfrentados por outras pessoas. Basta que sejamos empáticos. Ser empático é “calçar os sapatos do outro”, e se o fizermos aquilo que o outro atravessa pode nos mudar. Poderemos aprender de situações que talvez nunca venhamos a viver. Aprender e amadurecer são fundamentais para o nosso serviço no Reino de Deus, pois pessoas maduras são mais capazes para compreender e servir ao nosso próximo. Às vezes somos incapazes de compreender e ajudar alguém porque nunca estivemos na situação em que a pessoa se encontra. Mas se formos empáticos agiremos de forma diferente e mesmo sem a experiência, é possível que teremos o coração certo para servir.
Somente pessoas maduras praticam de fato a empatia. E somente quem pratica a empatia poderá, verdadeiramente, amadurecer. Pessoas imaturas são incapazes para verem a vida por outros olhos, compreenderem e serem empáticas. Pessoas imaturas são egoístas, intolerantes e normalmente tem muita dificuldade em respeitar o outro, em não confundir discordar com desrespeitar. Se não nos esforçarmos para nos colocar no lugar do outro permaneceremos imaturos. Lembremos que Deus está conosco e com Ele podemos superar nossa imaturidade e agir com amor. Podemos ser melhores para lidar com os diferentes e enfrentar situações difíceis. Diante da vida, amadureça em lugar de ficar amargo. E diante do outro, seja empático em lugar de ser um juiz.