Caminho, verdade e vida

“Respondeu Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.” (João 14.6)

Caminho, verdade e vidaJesus fez afirmações sobre si mesmo a fim de nos ajudar a saber quem Ele é. Ele disse que só poderiam conhece-lo aqueles a quem Ele próprio se revelasse(Mt 11.27). E Ele se revelou dizendo quem é por meio de várias figuras de linguagem. Mas a simples compreensão das figuras é menos do que o necessário para sabermos quem Ele é. Sabemos o que significam os substantivos do verso de hoje e poderíamos explicar quem é Jesus a partir deles. Mas Jesus é mais que um conceito que possamos ter dele. Sua singularidade nos confunde, desafia nossa razão (compreensão) e nossa razoabilidade (nossa ideia do que seja adequado). O Espírito Santo precisa agir em nossa vida para que saibamos quem é Jesus. Pois só o conhecemos se lhe entregarmos a vida.

As Escrituras dizem que o Espírito Santo sonda o coração humano e é capaz de gerar consciência (convencer) sobre o pecado, a justiça e o juízo de Deus (Jo 16.8). O salmista pediu para ser sondado pelo Espírito Santo, a fim de saber o que realmente havia dentro de si(Sl 139.23-24). Para que saibamos quem é Jesus precisamos da ajuda do Espírito Santo para saber o que tem sido a nossa vida e quem somos nós. Essa clareza é o que nos capacita a perceber o quanto precisamos de Cristo, o Redentor e Salvador, e assim nos entregaresafia ao compromisso de fé com Ele. Se cremos, aprenderemos o que é a vida segundo o propósito do nosso Criador e aprenderemos como vive-la e que tipo de pessoas ser. E é esta a única forma de realmente entenderemos Jesus o caminho, verdade e vida.

A experiência de fé em Cristo irá mudar a direção de nossa vida, na medida em que formos obedecendo. A lógica em que formos treinados para viver, os valores que abraçamos, os anseios que nos movem, nossa compreensão do que seja vencer ou perder, do que tem e do que não tem valor, do que precisamos ou não… tudo passará por reavaliações e mudanças. O dever de amar questionará nossas motivações e atitudes. Mas em meio a todo esse reboliço interior, conheceremos a paz de estar em comunhão com Deus e o sossego de saber que nossa vida está segura em Suas mãos. Coisas da fé. Certezas para as quais não se pode oferecer provas. Tudo isto por Cristo. Caminho, verdade e vida!

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui