Câmara vai realizar audiência pública para debater autonomia financeira da Uneb em Eunápolis

Câmara vai realizar audiência pública para debater autonomia financeira da Uneb em Eunápolis
Câmara vai realizar audiência pública para debater autonomia financeira da UNEB em Eunápolis. Fotos: Divulgação

A Câmara de Vereadores de Eunápolis vai realizar uma audiência pública nesta quarta-feira, 15 de maio, às 8h30, para discutir  problemas relativos à crise financeira das Universidade do Estado da Bahia (Uneb); inserção do Campus XVIII na comunidade regional e a construção da sede própria do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias. A audiência foi convocada pelo presidente da Casa, Jorge Maécio (PP), atendendo ao pedido de docentes e discentes da instituição.

Câmara vai realizar audiência pública para debater autonomia financeira da Uneb em Eunápolis

O tema da audiência é “O papel da Uneb em Eunápolis e na Costa do Descobrimento”. Ao final, será elaborada uma Carta de Intenções, resultado dos debates, para ser entregue ao governador do Estado, Rui Costa (PT), e ao presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Nelson Leal (PP).

Foram convidados ao debate sobre os problemas enfrentados pela instituição, o diretor do Campus XVIII, professor Wilson Araújo, representantes do corpo docente e discentes da própria universidade, prefeitos e presidentes de Câmaras dos municípios da Costa do Descobrimento, promotores de justiça, secretários municipais, deputados estaduais, representações sindicais, imprensa e várias associações e instituições da sociedade civil.

COMODATO

Para o diretor do DCHT-Campus XVIII, professor Wilson Araújo, “é preciso destacar o papel importante da universidade no desenvolvimento econômico e intelectual da região, uma vez que além de formar mão de obra especializada para a educação e o turismo da Costa do Descobrimento, grande parte do montante investido nos programas da instituição e dos recursos adicionais dos próprios alunos aquecem o comércio de Eunápolis, através dos contratos de aluguel de imóveis e da compra de vários serviços”.

Por fim, o presidente Jorge Maécio afirmou que a Câmara de Vereadores de Eunápolis vai entregar ao presidente da Assembleia Legislativa da Bahia e ao governador do Estado um documento assinado por todos os parlamentares e representantes das instituições regionais para reivindicar a construção da sede própria da Uneb na cidade.

“Vamos convocar a própria universidade, a Câmara de Vereadores e a sociedade civil organizada para cobrar do governador do estado, compromisso com a Uneb”, finalizou Maécio.

Instalada há 20 anos na cidade, o DCHT-Campus XVIII funciona de forma precária em antigas instalações do escritório da Veracel S/A, no bairro Stela Reis, cedido por meio de comodato.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui