Plenário rejeita destaques supressivos. Votação continua na terça, 11
A união dos parlamentares da oposição impediu, na noite dessa quarta-feira, 05/05, que dois destaques em análise no Plenário da Câmara dos Deputados mudassem os princípios do projeto Ficha Limpa. O deputado Fábio Souto (DEM/BA) destacou que o Democratas está empenhado para que o texto e o teor da proposta não sejam alterados. Ele avaliou, porém, que é preciso manter esse mesmo comprometimento e esforço até o fim da votação da matéria. A Casa deve apreciar, na próxima semana, os nove destaques restantes que ainda podem modificar pontos essenciais da proposição.
Um dos destaques rejeitados pretendia regularizar a elegibilidade de candidatos condenados por decisão judicial de colegiado por crimes contra o patrimônio público e de lavagem de dinheiro e tráfico de entorpecentes, por exemplo. O mecanismo foi derrubado por 377 votos contra apenas 2 e duas abstenções. “Ele mataria o Ficha Limpa. Ia acabar com o principal objetivo do projeto”, analisou Souto.
Outro destaque derrubado visava a permitir a elegibilidade do candidato, tanto em eleições em curso como outras no prazo de oito anos, mesmo se esse for condenado por abuso de poder econômico ou político. “Mantivemos a impossibilidade de candidatura das pessoas que cometem esses crimes. Queremos a essência do Ficha Limpa e vamos lutar para aprovar um projeto que estimule e obrigue a honestidade, a boa conduta, a ética e o compromisso com o povo brasileiro”, finalizou o deputado.
Os nove destaques restantes devem começar a ser votados na sessão ordinária da próxima terça-feira, 11/05.
Fonte: Rafael Walendorff / Ascom do deputado Fábio Souto