A Câmara Municipal de Teixeira de Freitas realizou na tarde da sexta-feira (27/04), no auditório Francistônio Alves Pinto uma audiência para avaliar política municipal de segurança pública, d cidade de Teixeira de Freitas.
A audiência pública foi proposta pelo vereador Marcílio Carlos Goulart, após reuniões recentes em Salvador com o coronel Anselmo Brandão, comandante geral da Polícia Militar da Bahia e com o delegado Mauricio Barbosa, secretário de Estado da Segurança Pública. O vereador Marcílio Goulart que é membro titular da Comissão de Redação, Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara Municipal, disse que o principal objetivo de reunir a cúpula da segurança pública nesta audiência popular é debater e avaliar a Política Municipal de Segurança Pública em Teixeira de Freitas, a qual terá caráter interativo, com a possibilidade de participação popular, onde dúvidas, críticas e sugestões poderão ser enviadas a mesa durante ocorrência do evento, o Jornalismo d’OSollo esteve presente e conferiu as informações.
Esteve presente à audiência, o tenente-coronel Osíris Moreira Cardoso, diretor do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, a dra. Valéria Fonseca Chaves, coordenadora regional da 8ª Coorpin, major PM Sílvio de Cerqueira Nunes, comandante da 87ª CIPM, o Ten. Cel. PM Sérgio Barros, comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças PM 13º BEIC/Teixeira de Freitas, Cap. PM Leonardo Álvaro Vieira Pereira, secretário de Segurança Pública e Cidadania, o vereador Marcílio Carlos Goulart, o vereador sargento Berg, o Juiz, Dr. Roney Moreira, o delegado adjunto da coordenadoria regional da 8ª Coorpin, Robério Farias Reis, o Coronel Paulo de Tarso Alonso Uzêda, Comandante do Comando de Operações da PMBA, representando, o Governador Rui Costa, o secretario Mauricio Barbosa, e a Policia Militar do estado da Bahia, e representante de classes sociais e religiosa.
Segundo o vereador Marcílio Carlos Goulart, a segurança publica de nossa cidade tem sido um questionamento feito pela população nesses últimos meses, e nós que somos representantes do povo tomamos a iniciativa de convidar as forças de seguranças, bem como o secretario de segurança publica do estado pra movimentar uma audiência publica que a gente pudesse identificar as necessidades e as dificuldades que as nossas forças de seguranças está tendo para fazer a segurança publica e buscar juntamente soluções e ações de politicas publicas, que possa minimizar os problemas de violência na nossa cidade e na nossa região, nós sabemos que Teixeira de Freitas é uma cidade que faz fronteira com os estados de Minas-MG e o Espirito Santo-ES, e ás vezes influencia muito no crescente numero de homicídios e pessoas envolvidas no trafico, então, acaba passando uma sensação de insegurança para a população, e nada mais justo de que as pessoas responsáveis da segurança publica venha nos prestar esses esclarecimentos, e ao mesmo tempo apresentar sua dificuldades, um evento bastante participativo, onde a gente possa tirar bastante proveito, onde a gente possa de fato tirar encaminhamentos que melhore a segurança publica de nossa cidade e região.
O tenente-coronel Osíris Moreira Cardoso, diretor do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, falou que a audiência publica é um tema palpitante e a gente tem que trazer a sociedade uma iniciativa do vereador Marcilio, preocupado com a nossa segurança em nossa cidade, e aqui estarão alguns representantes, das instituições das forças de segurança para cada um por as suas dificuldades e responder o questionamento da população, esclarecer alguns pontos, e a partir dai, produzir um documento que será dado encaminhamento para as autoridades respectivas de suas áreas, na busca de soluções a médias e a logo prazo com relação à segurança aqui em Teixeira de Freitas, a gente espera que depois desse encontro certamente alguma questões elas serão esclarecidas, inclusive os resultados poderão aparecer com mais rapidez e com mais eficácia. Concluiu o tenente-coronel.
A dra. Valéria Fonseca Chaves, coordenadora regional da 8ª Coorpin, falou que, mais uma vez estamos aqui para tratar dos problemas que envolvem segurança publica de nossa cidade, então aqui está a Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, e vamos ver o que vai ser feito para melhorar, porque o problema da segurança publica não é um problema de Teixeira de Freitas, é um problema a nível de Brasil, nós temos que encontrar solução, quero aqui parabenizar o trabalho conjunto das Policias, desde o ano passado (2017), quando aqui assumir, não tive dificuldade alguma em trabalhar conjuntamente com a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, todos os tipos de Policia aqui de Teixeira de Freitas, o trabalho da Polícia Civil e da Polícia Miliar está sendo desenvolvido, então a violência, ela é inerente da cidade, a cidade cresce e a violência vai aumentando o trafico de drogas em diversos locais e isso é um dos geradores desses homicídios. Finalizou a delegada Valeria.
O Coronel Paulo de Tarso Alonso Uzêda, Comandante do Comando de Operações da PMBA, disse que, estou com a missão de participar dessa audiência publica, visando assim esclarecer os pontos “referentes” à segurança publica, no município e na região, audiência publica agente fica esperando muito mais, que venham as situações que são as mais doloridas para a comunidade, pra a gente tentar ajustar com a própria comunidade pontos que possa facilitar essa dor, do lado da Polícia Militar, o nosso comandante geral, coronel Anselmo, uma vez que me designou para esta audiência, norteou a condução no sentido de dar a resposta praticas a essas situações que possam ser imediatamente resolvidas, evidentemente também que precisamos do bom censo da assistência no sentido até mesmo compreender, porque nem tudo se resolve de um momento para o outro, no passe de magica, no piscar de olhos, ou no pulsar do coração, a gente precisa ter planejamento, ter metas, ter estepes, pra ir solucionando os problemas no devido, estou muito feliz e honrado em estar aqui na cidade de Teixeira de Freitas, essa cidade que eu amo, não tive oportunidade de trabalhar aqui, mas, trabalhei aqui próximo em Porto Seguro, e me coloco a disposição também ocupando essa posição de Comandante de Operações e auxiliar no crescimento da Polícia Militar, e uma aproximação da comunidade cada vez mais. Concluiu o Coronel Uzêda.
Galeria de Fotos: