Na tarde desta quarta-feira (23), a Câmara Municipal aprovou a criação da Comissão Permanente dos Direitos e Defesa da Mulher, da autoria da vereadora Charliane Sousa (PTB). Ela destacou que se faz necessária a abertura da comissão, para que se possa fazer de forma efetiva a construção de uma política municipal de Defesa dos Direitos da Mulher. A comissão será voltada às demandas prioritárias e ao planejamento governamental.
A vereadora Charliane achou importante esta conquista, sendo ela a Primeira Secretária da Câmara e a única representante mulher entre os vereadores. Dentre as competências da comissão proposta, ela destaca: Conhecer e sugerir medidas administrativas frente às denúncias de violência e discriminação contra a mulher. Também fiscalizar e acompanhar a execução de programas do Governo Municipal, Estadual, Federal e até mesmo do setor privado. Ainda promover pesquisas e estudos sobre violência e discriminação contra a mulher, bem como acerca do seu déficit na representação política.
Ainda hoje, a vereadora Charliane visitou pela manhã e tarde a escola Curumim, onde participou de uma sabatina com os alunos do Ensino Fundamental. As crianças e jovens puderam conhecer um pouco de como funciona o exercício parlamentar. Dentre os temas que foram abordados, a vereadora falou sobre o transporte coletivo da cidade, a poluição do Rio Cachoeira, a questão do Estacionamento Rotativo (Zona Azul), lixão e aterro sanitário, também sobre a segurança pública no município.
Na oportunidade, a vereadora Charliane comentou sobre alguns dos projetos de sua autoria. Como por exemplo, o Troco Solidário, que visa destinar uma parte do troco dos estabelecimentos para as ONGs. Também o Banco de Rações, que pretende contar o apoio das lojas que vendem rações, para que elas doem o produto para instituições de caridade, assim que a ração estiver próxima ao vencimento. Também conversou sobre a Semana Municipal do Trânsito, outro projeto de sua iniciativa.
“Foram feitas perguntas pertinentes, nas quais respondi com a maior riqueza de detalhes, para os estudantes compreenderem a real função dos vereadores. Os alunos já estavam totalmente esclarecidos sobre a política de Itabuna e fizeram perguntas sobre diversos temas. Também Foram distribuídos materiais informativos a eles”, falou a vereadora Charliane.
A vereadora recebeu cartas com reivindicações, e prometeu responder todas, seja por ela ou pelo seu gabinete. Também sugeriu que os alunos fossem na Câmara na Semana da Criança, em outubro, para fazer uma eleição entres eles e “eleger” 21 vereadores mirins para discutir sobre temas do município.