Câmara de Ilhéus faz Moção de Apoio ao Porto Sul

O vereador Valmir Freitas (PT) apresentou na Câmara Municipal de Ilhéus uma Moção de Apoio à implantação do Porto Sul e condenou a campanha contrária ao empreendimento. O parlamentar considera o projeto como é um dos mais importantes empreendimentos na área de logística e infra-estrutura da Bahia, com investimentos que chegam a R$ 2,4 bilhões. “O Porto Sul, aliado à Ferrovia Oeste-Leste, já em obras, permitirá que o Sul da Bahia se consolide como um dos grandes pólos de desenvolvimento do estado, capaz de fazer com que a região supere uma crise que já dura duas décadas”, afirma.

De acordo com o vereador, o projeto possibilitará a criação de novas oportunidades, gerando emprego e renda, com benefícios para a população de Ilhéus e cidades vizinhas. “Projeto do Governo da Bahia, com o apoio do Governo Federal, com recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) o Porto Sul conta com o apoio de todos os segmentos da sociedade organizada, que vêem no empreendimento a alternativa mais viável para um novo ciclo de desenvolvimento, evitando a dependência da monocultura do cacau ou de atividades sazonais”, destaca.

Em sua Moção, o vereador ressalta que, para viabilizar a implantação do Porto Sul, o Governo da Bahia, atendendo às determinações do IBAMA, está atendendo todos os requisitos necessários à redução dos impactos ambientais, com a adoção das necessárias compensações e a realização de obras de infra-estrutura e projetos de capacitação nas comunidades abrangidas pelo projeto.

“Em função disso, queremos reafirmar o apoio do Poder Legislativo a esse importante empreendimento, ao mesmo tempo em que repudiamos as tentativas de inviabilizar o projeto, que partem de um pequeno grupo, que não representa o desejo da maioria da população e que não demonstra qualquer compromisso com a região”, assinalou Valmir Freitas em sua Moção.

O vereador afirma que “é preciso saber quais os reais interesses que estão por trás dessa campanha contrária, já que é notório que a implantação de um projeto desse porte no Sul da Bahia não interessa a grandes grupos empresariais do Sul/Sudeste do País.Ilhéus diz sim ao Porto Sul, ao desenvolvimento e às novas oportunidades para sua gente”.


Fonte: Tribuna da Bahia

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui