A Casa de Apoio ao Idoso (CAI) de Uruçuca realizou na manhã de quarta-feira, 23, em parceria com o INSS e a Prefeitura Municipal, o encontro do PEP – Palestra de Educação Previdenciária. O objetivo é esclarecer a respeito dos direitos e diferenças entre benefícios e aposentadorias e mitos que circundam o processo. Para a coordenadora do CAI, Marinalva Brandão, esse evento é, sobretudo, para conscientizar os idosos.
Outro aspecto abordado pelos agentes do INSS foi as mudanças que ocorreram na Previdência, como extrato previdenciário e aposentadoria por idade. O ponto maior dos esclarecimentos é a respeito do acidente de trabalho. “As pessoas quando sofrem algum acidente não buscam a recuperação e sim o encostamento”, explicou.
Para as técnicas do INSS, a perícia está cada vez mais apta a identificar pessoas que querem encerrar a carreira antecipadamente, ainda com boas condições de trabalho. “Não é fácil, portanto, vamos nos conscientizar que os direitos advêm dos nossos deveres”, pontuou a coordenadora.
A reunião contou com a presença dos secretários municipais, o Clube da Melhor Idade Qualidade de Vida, associações e comunidade em geral.