Cada coisa a seu tempo

“Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu” (Eclesiastes 3.1)

Este capítulo é o mais conhecido de Eclesiastes. Há músicas sobre ele. Duas que gosto muito: “Há um tempo para tudo” do nosso irmão Carlos Guerson e “Tum, Tum, Tum (To Everything Theres a Season)” de Wilson Phillips gravada pela banda inglesa The Byrds na década de 60. Canções boas de ouvir e de cantar para não esquecer algumas verdades sobre a vida. Se tivermos sabedoria, podemos esperar e viver cada estação e realizar cada sonho no seu devido tempo. Não seria um tragédia morrer sem realizar algumas coisas, mas pode ser que se torne uma tragédia fazemos alguma coisas sem respeitar o tempo.

É bom também saber (e lembrar) que, na vida, situações chegam e vão. As mais diversas. Gostemos ou não. Chegará o tempo em que perderemos ou nos afastaremos de pessoas. Os pais devem saber que chegará o tempo de seus filhos seguirem com suas vidas, romperem laços. É sábio aceitar as perdas inevitáveis e, mais sábio ainda, compreender e produzir as perdas necessárias. Ir além do tempo devido também pode ser trágico. Há tempo para fazermos mudanças e tempo para deixar as coisas ainda como estão. Os que buscam sabedoria fazem isso bem. Pois tudo que fazemos, no devido tempo, é sempre melhor.

O tempo é um aspecto fundamental do enredo de nossa vida. O capítulo termina dizendo que chegará o tempo em que voltaremos ao pó. Um eufemismo para a morte. Devemos então administrar sabiamente o tempo e aproveitar para fazer o que é certo, enquanto temos tempo. Não é sábio apressar-se em fazer tudo que se deseja. O sábio é respeitar, valorizar, saber esperar e viver cada coisa no devido tempo. Tanto o prematuro quanto o tardio são perdas. Busque mais a Deus e submeta-se a Ele. Entregue ao Senhor a sua vida. O reconhecimento do lugar de Deus na vida, ajuda-nos a colocar e manter as coisas no seu devido tempo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui