Cabrália: Prefeitura faz parceria para instalação de projeto ambiental

(Foto: Coral Vivo)O prefeito de Santa Cruz Cabrália, Jorge Pontes, sancionou na terça-feira, 1º de julho, a Lei Municipal 534, referente à doação de terreno de 18.702 m2 ao Instituto Coral Vivo, que deverá, em um prazo de 24 meses, iniciar a ocupação da área com a construção de uma unidade de pesquisas, elaboração de planos de manejo, educação ambiental e atendimento ao turismo. A área fica localizada às margem da BR 367, ao lado da pousada Marlim Azul, na entrada para o bairro Campo Verde.

O projeto do Coral Vivo consiste em 4 módulos, sendo um aquário para visitação pública, um museu do mar para exibição de histórias e corais da região, um centro de pesquisas ambientais e alojamento.

Uma vez sancionada a lei, a prefeitura deve, nos próximos dias, passar a escritura do terreno ao Coral Vivo, que por sua vez deverá partir em busca de patrocinadores para o projeto, previsto para custar em torno de R$ 10 milhões.

“Considero este um momento histórico ímpar para Cabrália”, disse o prefeito ao sancionar a Lei na presença dos biólogos Cristiano Pereira e Gustavo Duarte, sendo este o presidente do Instituto Coral Vivo; e do geólogo José Carlos, membro do Comitê Gestor e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O Coral Vivo, que tem sua matriz no Rio de Janeiro, somente agora vê a possibilidade de ter sua sede própria na região onde trabalha há 12 anos, em uma área que abrange de Guaiú, em Cabrália, a Cumuruxatiba, em Prado.

Em Cabrália, o Coral Vivo desenvolve um projeto de educação ambiental junto à Escola Estadual Terezinha Escaramussa e está fazendo o mapeamento dos recifes de uma área de 75 km2, que vai da sede do município até o distrito do Guaiú, com fotografias de alta definição.

Do Recife dos Alagados, em frente à sede do município de Cabrália – onde o Coral Vivo descobriu uma enseada de corais com a nítida imagem de um coração – até Guaiú, o instituto já mapeou os recifes de Itacepanema, Boqueirão Pequeno, Boqueirão Grande, Coroa Alta e Araripe.

Todas as informações obtidas pelo Coral Vivo são compartilhadas com as secretarias estadual, municipais e com o Ministério do Meio Ambiente, além de serem publicadas no www.coralvivo.org.br, onde inclusive se encontra um atlas do Parque Nacional Marinho do Recife de Fora, localizado em frente à praia de Taperapuã, em Porto Seguro.

 

 

 

Fonte: José Edson/Cabrália Informe

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui