Cabrália:Pescadores participam de reunião o sobre mapeamento marinho

Representantes do setor pesqueiro de Santa Cruz Cabrália e de todo o Extremo Sul da Bahia participaram de uma reunião no município de Prado para a finalização do mapeamento da rota das barcaças da Veracel Celulose.

O projeto “Mapeamento Participativo do Uso do Ambiente Marinho nas Proximidades da Atual Rota das Barcaças da Veracel” foi elaborado pelo Instituto Ambiental Brasil Sustentável – IABS, que realizou uma série de reuniões e oficinas participativas com as comunidades, identificando os possíveis conflitos de uso da rota atual no trecho entre os municípios de Belmonte (BA) e Nova Viçosa (BA).

A reunião em Prado marcou um passo importante para o diálogo entre a Veracel, pescadores, ambientalistas e pessoas envolvidas em atividades ligadas ao turismo na região, que participaram de um processo marcado pela livre participação e grande representatividade.

Durante a série de reuniões, todos puderam fazer seus questionamentos e opinar, resultando na construção conjunta de um mapa que garanta a qualidade do trabalho e segurança dos pescadores artesanais. O próximo passo será a elaboração de uma cartilha com as informações que serão encaminhadas aos pescadores e entidades representativas do setor.

Entre os presentes nas reuniões, estavam membros da Colônia Z-51, Gadap (Associação dos Pescadores do Guaiú), APIP (Associação de Pescadores Indígenas Pataxó), Associação dos Pescadores do Santo Antônio, Coopesc, marisqueiras, Diretoria de Pesca de Santa Cruz Cabrália, entre outras lideranças e entidades que representam o setor em todo território marinho do extremo sul. “Agradecemos aos representantes da Veracel, Eunice Britto e Tarcísio Matos, ao IABS e a todos que puderam se posicionar de forma livre e espontânea. Graças à participação de todos os envolvidos no projeto, foi possível mais esteavanço que beneficia os pescadores da região”, declarou o diretor de Pesca Cláudio Mendes Xêpa.

Fonte: ASCOM / Santa Cruz Cabrália

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui