Melhorar as condições de pesca e proporcionar geração de renda e segurança alimentar. Com esse objetivo, o Governo do Estado entregou, dois barcos de pesca oceânica para a comunidade de índios Pataxós de Coroa Vermelha, em Santa Cruz de Cabrália, no extremo sul baiano. A ação faz parte do projeto Pescando Renda, da Sedes e teve um investimento de R$ 400 mil.
O secretário Carlos Brasileiro destacou, durante a solenidade, a importância de garantir a inclusão social das comunidades tradicionais a partir do incentivo à produção. “Esta ação do governo não está focada apenas em doar barcos, mas na construção de um projeto sustentável para a comunidade”. O cacique Aruá disse que a pesca é a principal atividade econômica da comunidade, representada pela Associação dos Pescadores Indígenas Pataxós de Coroa Vermelha. Cerca de 120 índios pescadores estarão atuando na pesca oceânica em rodízio.
Os barcos são totalmente equipados com viveiro para isca viva, geladeira com capacidade para três toneladas, cozinha, banheiro, dormitório, guincho de pesca para espinhel, bússola, coletes salva vidas, defletor de radar, GPS para 12 canais, ecossonda com transducer e rádio VHF com 52 canais. As embarcações têm capacidade para oito tripulantes.
O Projeto Pescando Renda também capacitou os pescadores para o uso das embarcações. Os índios repassarão aos colegas o aprendizado com os temas abordados – navegação oceânica, manusear equipamentos náuticos, funcionamento e manutenção de motores, carta náutica, uso do GPS e manutenção de fibra de vidro. Também foi criado um Fundo de Inclusão Social (FIS) para assegurar a sustentabilidade do projeto.
Jogos indígenas
O secretário também participou de Jogos Indígenas Pataxó, que aconteceram na Praça do Cruzeiro, em Coroa vermelha, com a participação de aproximadamente 1,2 mil índios de oito etnias do estado. O evento de integração, também apoiado pelo governo estadual, contou com apresentação de danças típicas e esportes como corridas, cabo de guerra, arremesso de arco e flecha, arremesso de lança, revezamento de maracá, futebol feminino e masculino.
Fonte: Tribuna da Bahia