Faculdade de Ciências Médicas ressalta papel do enfermeiro nas emergências

Como vem acontecendo há 4 anos, os alunos do 6º período do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), de Cabrália, organizaram as palestras e os minicursos de seu evento anual já conhecido como “Semana da Enfermagem”.

Neste ano de 2012 o evento aconteceu nos dias 17 e 18 de maio, na sede do Centro de Educação Inclusiva e Atendimento Especializado (CEAME), da Secretaria Municipal da Educação de Porto Seguro. O tema foi “A Atuação do Enfermeiro nos Serviços de Atendimento de Urgência e Emergência”.

Das 15 às 22 horas do dia 17 foram abordados vários assuntos como Crise Convulsiva em Pediatria, pela enfermeira Renata Andrade; Choque, pelo enfermeiro Rafael Filipin; Insuficiência Renal Aguda (IRA), pelo enfermeiro Gioncarlos Moreno; além do minicurso “Afogamento”, ministrado pelo sargento do Corpo de Bombeiros, Rosinei B. Santana.

Já no dia 18, de 16 até cerca de 23 horas, foi ministrado o minicurso ACLS, pelo médico Rodrigo Carvalho; e as palestras Serviço de Atendimento Móvel, pelo enfermeiro e graduando em medicina, Jaison Mendes; Trauma de Face, pelo Cirurgião Buco-Maxilo Facial, Eros Shigueto; e O Estresse do Enfermeiro na Unidade de Urgência e Emergência, pelo enfermeiro Fábio Pegos, temas esses que trouxeram à luz o real papel do enfermeiro nas vários setores emergenciais.

A coordenadora da faculdade, professora e enfermeira Márcia Quaresma, e a membro da Comissão Organizadora, Mônica Gomes, informaram que cerca de 120 profissionais da saúde participaram do evento, mediante taxa de inscrição simbólica de R$ 20 reais. Elas afirmaram ainda que esta frequência é a média dos eventos anteriores, todos muito bem sucedidos, provavelmente pelos acertos nas escolhas dos temas de cada ano.

O enfermeiro e graduando em medicina, Jaison Mendes, brilhante palestrante, avaliou como “excelente” o comparecimento do público e o aproveitamento de sua palestra. Para ele, que abordou um tema de grande interesse da enfermagem diante de uma plateia predominada por enfermeiros e estudantes de enfermagem, atribuiu o sucesso da “4ª Semana” à raridade de eventos deste setor, que deveria ter mais apoio institucional para se tornar mais frequente.

O Cirurgião Buco-Maxilo Facial, Eros Shigueto, que abordou um tema de interesse mais específico de sua própria área, ressaltou a importância de um bom atendimento de enfermagem antes, durante e depois do atendimento do paciente por outros profissionais, como ele. “O bom atendimento de enfermagem é básico para o sucesso de cada profissional em suas especialidades”, afirmou.

De acordo com a professora e enfermeira Gislâine Rodrigues, orientadora da Comissão Organizadora do evento, os minicursos, as palestras, os “coffe break” e toda a logística necessária contou com a colaboração de vários patrocinadores e com o voluntariado dos palestrantes, aos quais a FCM agradece.

Mais informações podem ser obtidas na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) de Cabrália, localizada na Rua da Mata S/N, Bloco B, distrito da Coroa Vermelha, fones (73) 3672-1594 e 3672-1589.

Sugiro a inserção das 4 fotos, sendo as da plateia em tamanho menor e com os necessários cortes para adequação à diagramação da meia página.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui