Cabrália discute estratégias de combate a dengue

Foto: Ascom da Prefeitura de Santa Cruz Cabrália
A Prefeitura de Santa Cruz Cabrália, através da Secretaria da Saúde, realizou no dia 16/11, na Casa de Cultura Cabral e Belmonte, reunião de Combate à Dengue para o verão 2010-2011. O evento serviu para definir as estratégias de combate à dengue, com vistas no período chuvoso que está para começar. A reunião contou com presença do secretário da Saúde, Márcio Rocha e dos agentes de endemia.

O objetivo foi apresentar e aprovar propostas imediatas de controle e prevenção de combate ao mosquito. Apresentação de estatísticas da evolução dos casos de dengue no município foi executada pelo secretário. De acordo com sua explanação, o trabalho de conscientização será realizado em todo o município, mas com reforço nas áreas mais atingidas que são o distrito de Ponto Central e os bairros Geraldão e Campinho. “Nosso objetivo primordial é eliminar focos de infestação, por meio, de visitas e conscientização da comunidade”, explicou o secretário que também informou que após esse trabalho solicitará ao Estado, a visita do carro fumacê em todo o município.

Ainda conforme relata o secretário o trabalho dos agentes de endemia é excelente e para que seja, realmente, eficiente, novos agentes estão sendo contratados. “Estamos contratando 10 novos agentes, ao todo estarão trabalhando no combate a dengue, na cidade, 37 agentes”, Rocha informou, ainda, que Cabrália sai na frente, no Extremo Sul, no que se refere ao combate da doença: “já produzimos panfletos informativos, estamos capacitando nossos agentes e botando a campanha na rua, antes de outros municípios da região”.

Esclarecendo dúvidas

Aproveitando a presença do secretário, os agentes esclareceram dúvidas referente a pagamento e infraestrutura de trabalho. O secretário respondeu a todas as perguntas, sobre o pagamento garantiu que a folha será enviada com antecedência e que o pagamento do décimo terceiro salário ocorrerá dentro do prazo legal. “Estamos trabalhando para que os funcionários recebam sempre em dia”, ressaltou. Rocha também explicou que os reajustes salariais da categoria serão repassados de acordo com a lei.

Confira as principais formas de se prevenir a Dengue:

• Lave semanalmente com sabão, os recipientes utilizados para armazenar água como bebedouros de animais, pratinho de plantas, etc.;

• Mantenha a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada;

• Evite ter bromélias em casa. Substitua-as por outras plantas que não acumulem água.

Se preferir mantê-las, é indispensável tratá-las com água sanitária na proporção de uma colher de sopa para um litro de água, regando, no mínimo, duas vezes por semana.

Tire sempre a água acumulada nas folhas;

• Verifique se as bandejas de ar condicionado não estão com acúmulo de água;

• Deixe a tampa dos vasos sanitários fechadas. Em banheiros pouco usados, dê descarga uma vez por semana. Use água sanitária com freqüência em qualquer grande reserva de água sem consumo humano.

• Verifique se há entupimento nos ralos e se não for utilizá-los, mantenha-os vedados.

• Cacos de vidro no muro: coloque areia ou cimento em todos aqueles que podem acumular água;

• Não deixe água da chuva acumulada sobre a laje. Além disso, remova folhas, galhos e toda a sujeira que possa impedir a água correr pelas calhas.

Fonte: Ascom da Prefeitura de Santa Cruz Cabrália

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui