Nesta segunda (9), às 9h30, a bola de futebol rola pela primeira vez para os alemães em solo baiano
Depois de encarar dez horas de avião, uma hora de ônibus e dez minutos de balsa, a seleção da Alemanha aportou neste domingo (8), às 7h30, no povoado de Santo André, na cidade de Santa Cruz Cabrália, no Extremo Sul da Bahia. Os alemães escolheram a vila, onde vivem 800 pessoas, como quartel-general durante a Copa do Mundo.
Muitos moradores acompanharam a chegada dos atletas com bandeiras do país europeu. No trecho final da viagem, os jogadores seguiram em uma balsa pelo Rio João de Tiba até chegaram ao complexo, chamado Campo Bahia, que foi construído com recursos da Federação Alemã de Futebol (DFB). Depois do descanso de algumas horas, no final da manhã, alguns jogadores relaxaram na piscina do resort. Outros preferiram já bater uma bolinha. Os atletas aproveitaram o tempo livre para jogar uma partida de ping-pong.
Nesta segunda (9), às 9h30, a bola de futebol rola pela primeira vez para os alemães em solo baiano. Eles realizarão treino aberto, que é exigência da Fifa, no campo de treinamento da equipe, na reserva da Coroa Alta, em Santo André.
Mesmo antes da chegada dos alemães na região, a vida dos moradores mudou. Natural de Porto Seguro, Dierlys Silva, de 25 anos, estava residindo na Flórida (Estados Unidos) e há um mês mudou-se para a região. “Foi uma boa oportunidade de trabalho. Estou atuando como intérprete no hotel, onde está hospedada a imprensa alemã”.
O treinador da equipe alemã, Joachim Löw, em entrevista divulgada ontem pela Fifa, disse estar confiante no tetracampeonato. “Poder vivenciar uma Copa do Mundo no país número um no futebol é o que há de mais incrível: para os jogadores, o treinador e os torcedores. Daremos tudo de nós, queremos jogar com coração e raça, queremos dar alegria aos torcedores. Mas não posso afirmar que seremos campeões mundiais”.
No domingo, enquanto a equipe alemã desembarcava na Bahia, na Alemanha, o meia Marco Reus – que foi cortado da Copa após sofrer uma grave lesão no tornozelo na última quinta-feira – recebeu alta hospitalar.
Fonte: Jorge Gauthier/Correio, com agências