O bullying e suas consequências na vida de uma criança ou adolescente foram discutidas durante uma palestra realizada na ultima quarta-feira (28), na unidade II do bairro Fonseca, da Fundação Marimbeta. Além de professores e alunos, os pais de alunos também participaram do evento.
O palestrante foi o professor Tcharley Magalhães Briglia, que destacou o conceito e os mais variados tipos do bullying. O evento serviu para uma reflexão sobre um assunto tão polemico e atual como esse.
O professor também fez uma análise das conseqüências do bullying e as situações mais comuns desse fenômeno cada vez mais praticado nas escolas brasileiras. Ele também apresentou conceitos do livro “Bullying: mentes perigosas nas escolas”, da psicóloga Ana Beatriz Barbosa e Silva.
“É certo que o bullying é uma violência física verbal ou psicológica, de caráter repetitivo, caracterizado pela presença de três personagens: o agressor, a vítima e o espectador”, justificou o professor.
A iniciativa de promover a palestra envolvendo pais, alunos e professores, segundo a administradora do sitio II, Fátima Braga, foi alertar o público alvo, das complicações causadas pela prática do bullyin, “um problema que pode interferir na vida da vítima para sempre”.
Fátima faz questão de frisar que o bullying está cada vez mais em evidencia, principalmente nas escolas, causando traumas psicológicos e o pior, gerando violência, especialmente entre os jovens. A administradora disse que esta palestra é uma entre outras ações a serem desenvolvidas na unidade, visando informar, atualizar e alertar pais e alunos sobre temas complexos, problemáticos e perigosos como o próprio bullying.
Fonte: Rosi Barreto / Ascom da Prefeitura de Itabuna