Brigadistas controlam incêndio no Parque Nacional do Monte Pascoal

Foto: Divulgação/ICMBio

Na tarde de ontem (05), brigadistas do ICMBio e voluntários conseguiram controlar um incêndio florestal no Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal, no sul da Bahia. As chamas se localizavam em duas porções do parque, a leste e no centro. Ventos fortes, calor intenso e a estiagem que assola a região facilitaram a propagação do incêndio.

Não existe mais propagação ou avanço do incêndio florestal. O trabalho no dia de ontem foi concentrado na extinção dos focos por meio de combate direto realizado pelos brigadistas; abertura de linhas de controle com trator e no combate aéreo realizado com apoio da Veracel Celulose, parceira do ICMBio na região.

Ontem, cerca de 160 pessoas ainda estavam envolvidas nas atividades, dentre brigadistas do ICMBio (da própria unidade e do Parque Nacional do Descobrimento), do Grupo Ambientalista do Torto (GAT) e inúmeros voluntários de comunidades indígenas, incluindo ex-brigadistas do ICMBio.

Foto: Reprodução
A operação contou ainda com um avião air tractor, um caminhão pipa e dois tratores de esteira fornecidos pela Veracel, além das viaturas para deslocamento das equipes cedidas pelo ICMBio e pela Veracel. Ainda ontem, a equipe ganhou apoio do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui