“Carta de um brasileiro” já percorreu mais de 100 km ouvindo os pedidos da população para o país
Mais saúde, mais educação e mais emprego têm sido os temas mais repetidos pelos brasileiros ao professor de comunicação social Backer Ribeiro Fernandes, que entregará à presidente eleita, no dia 1º de janeiro, em Brasília, um documento reunindo os desejos do povo. Já foram percorridos até agora mais de 100 km a pé desde o último domingo, quando partiu de São Paulo, na caminhada intitulada “Carta de um brasileiro”, movimento apartidário que está coletando as vontades da população.
Também estão sendo feitas solicitações mais específicas, como a de uma aluna da Unicamp de 21 anos que pediu à presidente que reveja as políticas de adoção no país, ou da ONG Gaia de Campinas que pediu mais espaço para serem discutidas políticas públicas com o governo e que este seja mais parceiro.
As reivindicações também podem ser registradas diretamente no site www.cartadeumbrasileiro, como fez Manoel Joaquim dos Santos de Uberlândia (MG): “Que a presidente eleita, Exma. Dilma Rousseff, faça um governo voltado para todos; mas é de suma importância que, para as classes menos abastadas, a saúde e a educação sejam prioridades. Temos que resgatar o papel da família no que se refere a educação (pessoal) dos filhos”.
No site, o internauta pode conferir todos os pedidos já feitos online, organizados por estados, além de poder acompanhar o trajeto da caminhada, as datas em que o movimento passa em cada cidade e os links para redes sociais como Twitter, Facebook e Orkut, que estão sendo atualizadas constantemente. A internet, segundo o professor Backer, tem papel importante para ajudar o movimento a ganhar dimensão, além de mostrar o poder que a tecnologia pode exercer nesta corrida por um país melhor.
O endereço online oferece também os resultados de uma pesquisa desenvolvida especialmente para o movimento e realizada pelo IBOPE no mês de outubro, quando foi perguntado a 2002 pessoas de 140 municípios de todo o país: “Se você pudesse se encontrar com o presidente eleito por apenas 5 minutos, o que você pediria a ele para si mesmo?”. As respostas destacam a saúde como preocupação nacional e a educação como top of mind.
“Carta de um brasileiro” é um movimento desvinculado de partidos ou instituições oficiais que busca criar uma nova forma de participação popular na política, dando voz a todo e qualquer cidadão que queira se posicionar diante do novo governo. “Nosso papel como cidadãos pode ir além do exercício do voto nas urnas”, afirma Backer Fernandes.
Melhora na saúde é importante para o brasileiro – A pesquisa do IBOPE, disponível na íntegra no site, revela que 56% dos brasileiros pedem à presidente eleita melhoria na área de saúde, construindo mais hospitais e postos de atendimento, aumentando o número de médicos e de equipamentos nos hospitais, reduzindo as filas e o consequente tempo de espera, e treinando os funcionários para um atendimento mais cordial.
Sobre o idealizador do projeto – Backer Ribeiro Fernandes, 43 anos, é paulista e comunicador. Doutorando e professor conferencista da ECA/USP, mestre pela Universidade Metodista de São Paulo, relações públicas formado pela Faculdade Cásper Líbero. Professor do curso de Relações Públicas da FAAP (SP) e da Pós-Graduação (Lato Sensu) em Comunicação Empresarial e Marketing Institucional da Universidade Metodista e da Universidade Braz Cubas. Diretor da Communità, consultoria especializada em comunicação para a sustentabilidade. “Carta de um brasileiro” é resultado de um projeto desenvolvido por Fernandes junto a outros comunicadores, que teve início em 2007.
Mais informações sobre “Carta de um brasileiro” estão disponíveis no site www.cartadeumbrasileiro.com.br
Fonte: Pluricom Comunicação