Brasileiro e outros sete condenados por tráfico de drogas são executados na Indonésia

Rodrigo Gularte é o segundo brasileiro morto por pelotão de fuzilamento no país este ano

O brasileiro Rodrigo Muxfeldt Gularte, 42 anos, foi executado na Indonésia na tarde desta terça-feira (28) – madrugada de quarta-feira (29) no horário local -, segundo informações da agência Reuters e da emissora local TV One.

A informação foi confirmada à rede britânica BBC pelo advogado do paranaense. Gularte havia sido condenado à morte por tráfico de drogas. A pena foi executada por um pelotão de fuzilamento.

Os parentes dos oito prisioneiros condenados à morte, inclusive do brasileiro, estavam no presídio Nusakambangan onde ocorreram as execuções.

Segundo informações da emissora australiana 9news, outros sete condenados também foram executados. Eles são os australianos Myuran Sukumaran e Andrew Chan, os nigerianos Martin Anderson, Okwudili Oyatanze, Sylvester Obiekwe Nwolise e Jamiu Owolabi Abashin e o indonésio Zainal Abidin.

A única mulher condenada, a filpina Mary Jane Veloso, foi poupada e não teria sido executada porque a pessoa que a recrutou para transportar drogas se entregou às autoridades.

A Austrália, o Brasil e as Filipinas tentaram diversos recursos para adiar as execuções. Mas, mesmo com toda pressão diplomática, a Indonésia manteve as execuções.

Condenação

O paranaense Rodrigo Gularte foi preso em julho de 2004 após tentar ingressar na Indonésia com seis quilos de cocaína escondidos em pranchas de surfe. Ele foi condenado à morte em 2005.

Gularte é o segundo brasileiro executado no país este ano. Em janeiro, Marco Archer Cardoso Moreira, 53 anos, que também cumpria pena por tráfico de drogas, foi morto por um pelotão de fuzilamento.

Fonte: Correio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui