Brasil é país que mais aumenta sua aceitação no mundo

A mais recente pesquisa anual da BBC sobre a popularidade dos países no mundo coloca o Brasil como o principal destaque. O País foi o que mais intensificou sua imagem positiva diante do resto do globo.

O estudo atual mostra que, na média da população das 27 nações pesquisadas, 49% consideram que a influência do Brasil no mundo é predominantemente positiva, um salto de 9 pontos percentuais em um ano. Os que veem a influência do Brasil como principalmente negativa são 20%.

Dos países pesquisados, o que tem a melhor visão sobre o Brasil é Portugal (76% de positivo, 15 pontos percentuais a mais que no levantamento anterior).

Apenas na Alemanha a imagem negativa do Brasil prevalece sobre a positiva. Lá, 32% reprovam a influência do País no mundo, enquanto 31% a aprovam. A China é a segunda nação que menos gosta do Brasil: 41% da população vê a presença do país latino-americano como negativa.

E foi justamente na China, o país mais populoso do mundo, que a visão favorável sobre o Brasil mais caiu, de 55% para 45%.

Entre os pesquisados, a Alemanha é o mais popular: 62% veem a influência do país como predominantemente positiva. Em seguida, aparecem Reino Unido (58% de aprovação) e Canadá (57%). Os Estados Unidos aparecem em oitavo lugar, com a mesma taxa de aprovação do Brasil (49%). O Irã é o mais impopular, com 59% de rejeição à sua atuação no mundo.

Veja o estudo completo no site da BBC News (em inglês). A análise sobre o Brasil está na página 25.


Fonte: Sílvio Guedes Crespo / Estadão

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui