Brasil cai para 105º lugar em ranking mundial de liberdade de imprensa

Brasil cai para 105º lugar em ranking mundial de liberdade de imprensa
Brasil cai para 105º lugar em ranking mundial de liberdade de imprensa. Foto reprodução
Na mesma semana em que o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a retirada do ar de reportagens sobre o presidente da corteDias Toffoli, a ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF) divulgou o ranking de liberdade de imprensa de 2019. Na edição deste ano, o Brasil perdeu três posições e agora ocupa o 105ª lugar entre os 180 que compõem a lista.

Entre os vizinhos sul-americanos, apenas Bolívia (113), Colômbia (129) e Venezuela (148) têm condições piores de trabalho para jornalistas que o Brasil. O melhor lugar do mundo para jornalistas é a Noruega; Uruguai está na posição 19, Chile, 46 e Argentina 57.

A entidade ressalta o clima mais hostil no mundo à prática jornalística neste ano. “A hostilidade contra os jornalistas, e até mesmo o ódio transmitido em muitos países por lideranças políticas, resultou em atos de violência mais graves e frequentes, que aumentam os riscos e, como resultado, geram um nível de medo inédito em determinados lugares”, argumentou a ONG.

“O número de países onde os jornalistas podem exercer com total segurança sua atividade profissional continua a diminuir, enquanto os regimes autoritários reforçam seu controle sobre os meios de comunicação”, afirmou a RSF. Apenas 24% dos 180 países na pesquisa oferecem condições boas ou relativamente boas de trabalho aos profissionais da imprensa. No ranking de 2018, a parcela chegava a 26%.

Fonte: Estadão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui