A missão do 18° Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) de promover a cultura da prevenção por meio de ações comunitárias prossegue.
Dessa vez, quarta-feira (18), foi no Colégio Polivalente de Itanhém, que compõe a rede estadual. Uma oficina de primeiros socorros foi ministrada para alunos do ensino médio nos turnos matutino e vespertino.
Foram executadas práticas como desengasgo, imobilização de fraturas, estancamento de hemorragias, convulsão, desmaio, massagem cardíaca entre outros temas relevantes para o contexto dos jovens estudantes.
Uma equipe formada por nove bombeiros interagiu de forma dinâmica e com linguajar simples, colocando os estudantes preparados para as atitudes a serem tomadas frente aos acidentes, antes da chegada do socorro especializado.
“Foi imensa satisfação contribuir com a escola onde estudei na juventude e onde também tive o privilégio de atuar como educador antes de abraçar a carreira de bombeiro militar“, declarou o SD BM Almir, um dos facilitadores da oficina.
Ao final da intervenção, muitos alunos afirmaram ser de grande utilidade os conhecimentos adquiridos, principalmente aos residentes na zona rural, onde os recursos são mais escassos e a distância é maior em relação ao serviço de socorro.
“Semear sonhos e despertar vocações também faz parte da missão dos bombeiros militares“, afirmou o subtenente Jamildo Vilas Boas, comentando sobre o grande número de jovens que declararam a vontade de seguir a mesma carreira.
Mas uma missão cumprida pelos bravos “Heróis do Fogo”.
Com informações: ACS 18º GBM/Teixeira de Freitas