Bombeiros de Teixeira chamam a atenção para cuidados em períodos de chuvas intensas

As orientações vão desde cuidados com a circulação em áreas alagadas à prevenção de doenças

Bombeiros de Teixeira chamam a atenção para cuidados em períodos de chuvas intensas
Foto: Arquivo/OSollo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) atualizou alerta para chuvas intensas em Teixeira de Freitas e região. O novo aviso tem validade entre esta segunda (22) e terça-feira (23), mas a previsão do tempo  indica que as precipitações fortes e isoladas podem continuar ocorrendo nos próximos dias.

Diante deste cenário, o 18º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), sediado em Teixeira de Freitas, lançou um bloco de orientações de como agir diante de condições climáticas adversas. O informativo tem caráter preventivo, visto que, até então, segundo a corporação, não foram atendidas ocorrências relacionadas.

Entre os cuidados gerais, o Corpo de Bombeiros orienta que 1) não sejam jogados troncos, móveis, materiais e lixo nos rios e córregos, pois esses objetos impedem o curso fluvial, provocando alagamentos, e, 2) quando houver alertas de chuva intensa, os moradores devem retirar os aparelhos eletrônicos das tomadas, fechar as entradas de gás e os registros de água e recolher os animais.

Já para áreas alagadas, algumas orientações são:

  • Nunca tentear atravessar. Existem buracos e bueiros sem tampas encobertos pela água que não podem ser vistos, ocasionando acidentes;
  • Ficar longe das correntes de água, pois ocorrem em grande velocidade e volume, podendo arrastar uma pessoa com muita facilidade, e ainda carregam objetos que podem causar ferimentos;
  • Se for pego em uma correnteza, flutuar com a barriga para cima e os pés a frente de forma a proteger a cabeça;
  • Ao ver alguma pessoa com dificuldade na água, ligar para o Corpo de Bombeiros (193).

A corporação indica ainda que choque elétrico é o segundo maior causador de  mortes durante inundações, portanto, deve-se afastar de postes e/ou linhas de transmissão caídas.

Tétano, leptospirose, febre tifoide, hepatite A e esquistossomose são algumas doenças que podem ser transmitidas através do contato com água contaminada. Algumas orientações são: fazer uso somente de água tratada, limpar adequadamente os reservatórios e lavar as mãos antes de manipular alimentos.

  • Confira o conteúdo completo, clicando AQUI.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui